CRAS Oeste oferece capacitação de coordenadores de grupos de juventudes

Desenvolvimento Social - Destaques
Aulas gratuitas são destinadas a educadores e lideranças comunitárias

O CRAS Oeste (Centro de Referência de Assistência Social) abriu inscrições para a capacitação de educadores “Coordenação de Grupos de Juventudes”. Os interessados já podem se dirigir ao local. As 25 vagas poderão ser ocupadas por educadores e lideranças comunitárias, ligados às diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e movimentos sociais ou religiosos.

Por meio de discussões, dinâmicas e outras atividades, pretende-se capacitar os educadores de jovens, para coordenar grupos já existentes ou mesmo criar novos pontos de encontro.

De 5 de agosto a 2 de setembro, no Espaço Cidadania (Prefeitura) serão abordados diversos temas ligados à juventude, como sexualidade, relações de gênero, entre outros. No próximo semestre, sob supervisão do CRAS, poderão ser criados novos grupos de adolescentes.

Cronograma prévio
– Apresentação do curso, integração e contrato;
– Adolescências – conceituação, diferenças e semelhanças;
– Estrutura do pensamento adolescente;
– Desenvolvimento cognitivo;
– Comunicação e comunicação não violenta;
– Sexualidade;
– Saúde Sexual e Reprodutiva;
– Relações de Gênero;
– Vulnerabilidade;
– Uso e abuso de álcool e outras drogas;
– Família;
– Cidadania e Participação juvenil;
– ECA e redução da idade penal;
– Objetivos e tipos de grupo;
– Papel do educador;
– Intervenção socioeducativa;
– Planejamento de intervenção socioeducativa;
– Condução de grupo e vinculação;
– Gerenciamento de conflitos;
– Avaliação.

Mais informações
O CRAS Oeste se localiza na Avenida Bertioga, 1375 – Vila Tupi. O telefone é 4595-1027 e o e-mail, crasoeste@yahoo.com.br.