Jardim São Paulo pode aderir ao Se Liga na Rede

Governo e Administração - Destaques
Prefeitura divulga projeto da Sabesp, para auxiliar famílias carentes a realizar ligações de esgoto
 
Os varzinos do Jardim São Paulo, com renda familiar de 0 a 3 salários mínimos, já podem solicitar ajuda financeira à Sabesp, para realizar as ligações de esgoto. O objetivo do programa Se Liga na Rede, do Governo Estadual, é maximizar o saneamento básico no bairro. Os munícipes interessados devem entrar em contato pelo telefone 4606 8600, para solicitar uma visita técnica. 
 
Após o contato, técnicos especializados fazem uma vistoria e, se o perfil socioeconômico atende esses requisitos, as instalações são feitas praticamente a custo zero. A Prefeitura de Várzea Paulista está divulgando a iniciativa, para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos moradores do bairro.
 
Conquista importante
 
A Prefeitura de Várzea Paulista e a Sabesp inauguraram, no início de junho, a EEE (Estação Elevatória de Esgoto). As 158 ligações de esgoto existentes, agora vencem a gravidade e os dejetos não são mais despejados no córrego do bairro, de acordo com o gerente da empresa, na cidade, Sydnei Tortolano. Da elevação existente, o esgoto é bombeado, já canalizado, para o devido tratamento na estação adequada. O mau cheiro diminuiu sensivelmente e a cidade agora tem mais 1% de esgoto coletado e tratado – a soma total chega a 96%. 
 
O prefeito Juvenal Rossi destaca a importância do atendimento a uma demanda muito antiga do bairro. A obra garante mais qualidade de vida aos moradores, segundo o gestor, e garante o amparo a área de proteção ambiental existente no bairro, de 20 mil m². “Faz parte do programa entregar Várzea Paulista totalmente saneada”, explicou.
 
Com o ganho na infraestrutura, será possível discutir, em breve, a resposta a outros gargalos existentes no local. Os moradores já perceberam, segundo o Prefeito, as mudanças advindas do novo avanço. “Temos uma nascente que estava contaminada”.