Obras de Drenagem Urbana do Córrego Bertioga

Artigos do Governo

No início de julho, começou mais um passo das intervenções no Córrego Bertioga, com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). A partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga, iniciou-se a instalação das aduelas –  canais de concreto para escoamento de águas pluviais. A obra é fundamental para a continuidade dos trabalhos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), na outra parte do Córrego, na Avenida Bertioga. 

O aumento da vazão do leito, em razão das obras de macrodrenagem do PAC 2 (recursos federais) poderia ocasionar enchentes nas seções próximas à Avenida Ipiranga. Por esse motivo, faz-se tão necessário e prioritário o devido aumento do escoamento por parte do Fehidro. Cumprida essa etapa, as obras custeadas pelo Governo Federal, atualmente em fase de reprogramação junto à Caixa Econômica Federal, voltarão a ter enfoque por parte da Prefeitura. 
 
 
Contenção de enchentes
 
O Fehidro tem realizado nos últimos meses, sob fiscalização da Prefeitura, várias canalizações, com o fim de coletar as águas pluviais advindas dos bairros Jardim Continente e Jardim Gianfrancesco. As intervenções ocorrem sobretudo no trecho do Córrego Bertioga, a partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga. Também foram feitas canalizações para o escoamento das águas de chuva vindas das ruas Atroaris (Vila Tupi) e Pontiguara (Jardim Gianfrancesco).
 
As obras devem ser concluídas no final de outubro. O total do investimento do Governo Estadual é de R$ 1.674.084,92.
 
O término das duas obras (Fehidro e PAC 2) possibilitará, em breve, a resolução definitiva do problema de enchentes do Córrego Bertioga.