Várzea Paulista conquista ouro e prata nos Jogos Regionais de Sorocaba

Esporte e Lazer - Destaques

Atletas se destacam e conquistam 15 medalhas para a cidade

Os atletas de Várzea Paulista que participaram do 58º Jogos Regionais de Sorocaba, entre os dias 02 a 12 de julho, obtiveram o melhor resultado de todos os tempos para o esporte da cidade. Foram 15 medalhas, incluindo ouro na modalidade de Malha e Karatê Feminino e prata, no futsal masculino. Em 2013 foram apenas cinco medalhas.

Segundo o secretário adjunto de esportes, Nenê Nivoloni, a premiação é histórica para a cidade. “Nossa  equipe conquistou mais que o dobro de medalhas em relação aos últimos anos”, diz. “O trabalho realizado pelo grupo é um grande sucesso”, destaca Nivoloni.

Para o prefeito Juvenal Rossi que prestigiou o evento durante a abertura da competição, os bons resultados são fruto de muita dedicação dos professores e atletas. “Nossos atletas honraram a cidade e a comissão técnica provou que estão no caminho certo. A responsabilidade de cada atleta vai além de sua participação nos jogos e deve chegar às crianças, adolescentes e jovens, como exemplo a ser seguido”. O prefeito acredita que a prática do esporte pode transformar para melhor a vida das pessoas.

A delegação varzina deste ano, contou com 148 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Ao todo Várzea Paulista levou para os Jogos Regionais de Sorocaba nove equipes. Entre elas estão: vôlei de praia (masculina e feminina); vôlei feminino de quadra; handebol masculino; futsal masculino; malha; futsal (masculino e feminino) e karatê.

Karatê de ouro

Para a professora de Karatê,  Cristina Figueiredo da Silva, os Jogos Regionais de Sorocaba serviram para comprovar o alto rendimento dos atletas. Há sete anos à frente da equipe, a professora ressalta a importância do projeto desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Esportes  da cidade. “Levamos 11 atletas para os jogos e fomos campeões gerais na segunda divisão. Este ano focamos nos Regionais e conseguimos um excelente resultado” – comemora – “O sucesso de nossa equipe nos jogos deste ano se deve ao projeto de esportes. Estamos nos preparando há um ano e a atual administração, que não tem medidos esforços para apoiar o trabalho com a estrutura necessária”.

Malha campeã

Este ano, a equipe de malha de Várzea Paulista conquistou o ouro nos Jogos Regionais pela terceira vez. O grupo, formado por seis atletas, estavam com boas expectativas, após a vitória do Campeonato da Liga de Indaiatuba. “A conquista do ouro em Indaiatuba nos motivou a buscar a vitória em Sorocaba”, explica o representante do time Marino dos Santos.

Segundo ele, a união do grupo foi um dos fatores fundamentais para a conquista. “Apesar de jogarmos juntos há apenas um ano, o entrosamento é grande e ajudou na conquista de mais um campeonato”, fala Marino.

Futsal é prata

O Futsal masculino esteve com a medalha de ouro nas mãos ou, melhor dizendo, nos pés, até o último minuto do segundo tempo. Para o técnico Cuco, sua equipe foi superior no jogo. “Foi inacreditável o que aconteceu com o nosso time. Jogamos melhor o jogo inteiro e, por uma ação inesperada do árbitro que inverteu uma falta, acabamos tomando um gol que nos tirou o ouro”, diz Cuco.