CRAS Oeste fortalece e orienta famílias

Desenvolvimento Social - Destaques
Jovens, idosos, crianças e famílias dispõem de atividades específicas
O CRAS Oeste (Centro de Referência de Assistência Social) tem ofertado atividades para fortalecer vínculos familiares e sociais dos munícipes, estimular o planejamento familiar e orientar sobre cuidados com idosos e pessoas com deficiência. Todas as ações são embasadas pelos princípios e diretrizes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). 
 
De acordo com a coordenadora do órgão, Selma Furtado, os parâmetros seguidos estabelecem: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – grupos para crianças, adolescentes e idosos com foco em atividades de trocas culturais, vivência e socialização, convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; o Serviço de Proteção Básica no Domicílio para Pessoas Idosas e com Deficiência e o PAIF (Programa de Atenção Integral às Família) – ações desenvolvidas junto às famílias, com o intuito de refletir sobre sua realidade, construir novos projetos de vida e melhorar suas relações em família e com a comunidade.
 
A cada ano, escolhe-se um assunto a ser trabalhado em todos os encontros. “O tema transversal deste ano é o Meio Ambiente (ambiente natural, ambiente construído, ambiente onde se dão as relações) abordando o cuidado de si, o cuidado com o corpo, o cuidado com a casa, o cuidado com as relações, com o bairro e com a cidade”. 
 
Grupos de convivência e acompanhamento de famílias
 
São realizadas dinâmicas, rodas de conversa, dramatização, filmes, visitas monitoradas, palestras e jogos, com os temas: Identidade, Valores e Autocuidado; Sexualidade; Comunicação; O que é a Adolescência?; Relações familiares; Bullying, Identidade da Cidade; Meio Ambiente: Ação do Homem no Meio; Sustentabilidade;  Projetos de vida; Mundo do Trabalho: Entrevista, 1º Emprego, Documentos Pessoais, Conta Bancária e Cartão de Crédito.
 
Visitas monitoradas e passeios
 
Existe uma programação com finalidades distintas para cada grupo, em separado, e também de forma intergeracional, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários e ampliar sociabilidades. Este ano, já houve visitas à ONG Mata Ciliar, Serra do Mursa e Orquidário, Zoológico de Sorocaba.
 
Para os próximos meses, há visitas programadas ao Jardim Botânico de Jundiai, equipamentos públicos de Várzea Paulista (Caravana da Cidadania), Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e Parque do Ibirapuera.
 
Grupo de convivência da 3ª idade
 
São várias atividades físicas e culturais, passeios, técnicas de artesanato e partilha de vivências, durante o preparo coletivo de receitas culinárias escolhidas. “Ao final do projeto, em dezembro, serão confeccionados livros de receitas customizados com as técnicas de artesanato aprendidas”, explica Selma.
Os passeios previstos visam fortalecer os vínculos do grupo, ampliar o capital cultural e informacional e proporcionar novas vivências. 
 
CRAS + Presente
 
Ao desenvolver suas ações, o CRAS articula também os demais serviços públicos do território para o atendimento em rede. Um exemplo desse trabalho em rede é o projeto CRAS + Presente, conjunto de atividades em parceria com outros serviços da região. 
 
É o caso do Curso de Maternagem, para as mães de crianças de zero a seis anos de idade matriculados nas creches Nani Rosa Fioresi e Maria Aparecida Aprilanti. “Essa parceria contempla as diretrizes do Programa da Primeiríssima Infância no município que tem como foco o desenvolvimento infantil. Os encontros sobre maternagem abordam e ressaltam temas como ‘A Importância do Brincar’ e do ‘Brincar Junto’ e a necessidade de estabelecer limites para um desenvolvimento infantil saudável”, explica a coordenadora. 
 
Também são realizadas as Feiras de Trocas Solidárias em parceria com o setor de Economia Solidária, utilizando os espaços das UBSs e praças. De acordo com Selma, seguem-se os princípios da economia solidária, sobretudo no que tange ao valor justo e possibilidade de realizar trocas de vários produtos. “É uma forma de adquirir bens sem o dinheiro”.
 
O CRAS + Presente leva, ainda, orientações sobre acesso a serviços e direitos, os programas, projetos e programação das atividades do CRAS aos grupos de frequentadores da ginástica feminina e aerobox do ginásio de esportes da Vila Popular e com os grupos de convivência da UBS Vila Marajó.
 
Projeto de contenção de cheias do Córrego Bertioga
 
O CRAS Oeste é um dos serviços parceiros responsáveis por esse trabalho socioambiental. As ações compreendem a mobilização, divulgação e orientação das etapas do projeto para a população, bem como a realização de ações comunitárias de educação ambiental de forma a promover e estimular práticas e uso de tecnologias ambientalmente saudáveis e sustentáveis. 
 
Tire suas dúvidas 
 
Para mais informações sobre os serviços realizados pelo CRAS Oeste, a população pode se dirigir ao local, na Avenida Bertioga, 1375 – Vila Tupi. O telefone é 4595-1027 e o e-mail, crasoeste@yahoo.com.br.