Várzea Paulista participa de fórum internacional de sustentabilidade

Meio Ambiente - Destaques
Secretaria de Meio Ambiente toma conhecimento de novas ideias brasileiras e portuguesas

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Paulista participou, na última terça-feira (24), do Fórum Especial Internacional Brasil-Portugal pela Sustentabilidade em Regiões Metropolitanas. Pelas palestras assistidas no Royal Palm Plaza, em Campinas, os agentes municipais conheceram um pouco das novas tecnologias sustentáveis existentes. “A ideia é tentar buscar soluções”, explicou o secretário da pasta, João de Lima.

Segundo o gestor, Várzea Paulista buscará aplicar, dentro do possível, as técnicas apreendidas de reciclagem, arborização, recuperação de córregos. Uma das inovações interessantes que destaca é a devolução dos córregos ao leito natural, em Portugal, tornando-se desnecessária sua canalização. “Estão voltando à essência”.

Novas ideias sustentáveis

Durante todo o dia, administradores públicos de Brasil e Portugal realizaram um intercâmbio de ideias e abordaram a semelhança entre os países. Várias ações bem-sucedidas em Portugal e na União Europeia foram apresentadas, para despertar o interesse e a possibilidade de sua importação pelos municípios brasileiros representados.

Entre os palestrantes, destacaram-se professores da Universidade de Lisboa. Na pauta das apresentações, um dos temas foi a crise hídrica.

O ex-ministro de Meio Ambiente e atual secretário geral do Conselho Nacional da água de Portugal, Joaquim Poças Martins, apontou a necessidade de reservatórios municipais. As políticas públicas e a conscientização da limitação dos recursos hídricos são importantes nesse processo, segundo ele.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, apontou a necessidade do planejamento próprio para a viabilização do reservatório próprio municipal.
Finalizando o encontro, deu-se a palestra do velejador mundialmente conhecido, Amyr Klink, fundador do Museu Nacional do Mar.

Próximo encontro

Em breve, será feito um novo encontro com os agentes públicos para que se discuta a viabilização de novas intervenções sustentáveis nas cidades, por meio de políticas públicas ou outras medidas.