Jazz é uma das modalidades de dança oferecidas na cidade

Esporte e Lazer - Destaques
Através do Projeto Futuro alunos participam das aulas gratuitamente
O Jazz é mais uma das atividades oferecidas pelo Projeto Futuro. É oferecido há um ano e meio e atende hoje 45 alunos de 7 a 13 anos. A professora Tabata Pereira da Silva, que está há um ano com as turmas de Jazz conta que é muito gratificante trabalhar com as crianças. “Percebo a melhora e o interesse das crianças e isso faz me sentir realizada”.
 
A professora que dança a mais de 20 anos conta que sua experiência com as crianças começou através de um projeto social. “Como a dança é uma forma de melhora da autoestima inseriram no projeto, depois disso não parei mais de trabalhar com as crianças”.
 
Segundo Tabata o Jazz proporciona melhora na postura, alongamento, preparação física, disposição, entusiasmo e melhora na autoestima. “Esses são apenas alguns dos benefícios da modalidade” conta ela. Para a professora que sempre dançou, a dança se tornou uma filosofia de vida e passar isso aos alunos é uma satisfação. “É a realização de um sonho poder oferecer a dança a tantas crianças” ressalta.
 
A aluna Estela de Lima Cunha de apenas 7 anos, que já dançava ballet a quase um ano, começou o Jazz a poucas semanas e conta que tem adorado as aulas. “É um ritmo mais animado, com coreografias mais rápidas e alegres. Eu gosto muito e tem me ajudado também nas aulas de ballet” conta a menina.
 
A mãe de Estela, Flávia Cunha conta que é gratificante poder proporcionar à filha as aulas de dança e faz questão de acompanhá-la em todas as aulas. “É uma alegria ter atividades de dança oferecidas gratuitamente as crianças, pois eu não poderia pagar por elas, e minha filha realmente ama a dança” relata Flavia.
 
Inscrições
 
As aulas de Jazz são oferecidas pelo Projeto Futuro no Espaço Cidadania em três horários. De segundas às 10 horas, de quartas às 10 horas e de quinta às 20 horas.
Para participar é necessário comparecer a recepção do Espaço Cidadania, de 30 a 4 de julho, trazendo atestado médico e comprovante de residência. O espaço cidadania está localizado na Avenida Ipiranga, 151, Centro.
 
Sobre o Jazz
 
O Jazz é uma das mais importantes formas de expressão artística e recebe influência de diversos outros estilos como o ballet e a dança contemporânea. Com muitas variações é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso e, tem suas origens e raízes nos movimentos populares dos Estados Unidos. Surgiu no século passado paralelamente a música Jazz.
 
Durante meados do século XX o Jazz invadiu os palcos da Broadway, tornando-se conhecida em todo o mundo. Jake Cole é considerado por muitos o pai da dança Jazz, pois foi um dos pioneiros em misturar técnicas de diferentes danças. Hoje a dança é uma das mais difundidas e com grande procura por bailarinos que querem melhorar a expressão corporal e a criatividade e também por pessoas que buscam uma atividade física divertida e movimentada.