Prefeitura inicia trabalhos do Vida Cristalina

Infraestrutura - Destaques
306 famílias terão ligações de água potável, graças à parceria com a Sabesp

A Secretaria de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista iniciou, na manhã da última quinta-feira (26), as ligações de água potável do programa Vida Cristalina, fruto da parceria entre a Prefeitura e a Sabesp. Começaram a ser feitos os cortes para o início das novas instalações, a partir da Avenida Victório Spinucci – Jardim Promeca. 306 residências passarão a receber água potável, até o fim do ano, nas chácaras da região do Jardim Gauchinha, Chácara São Guido, Condomínio Nossa Senhora Aparecida, Chácara Paulista e Chácara Araçary.

O supervisor de Terraplanagem Urbana e Asfalto, Flávio Spinucci, responsável pela obra, ressaltou a importância do zelo técnico na primeira fase das intervenções. Será necessário saber lidar, de maneira extremamente técnica, com obstáculos como instalações de águas pluviais, cabos de telefone subterrâneos, entre outros. “É uma etapa que deve ser feita com muita calma”, declarou.

A equipe de agentes da Prefeitura responsável pela execução dos trabalhos já tem bastante experiência com esse tipo de atuação, segundo o gestor. Tratam-se de funcionários com traquejo profissional de vários anos, no momento em que a DAE era responsável pelo abastecimento de água de Várzea Paulista. “Montamos uma equipe muito boa”.

Mais qualidade de vida e economia

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, a iniciativa vai gerar economia de recursos municipais e viabilizar o abastecimento ideal de todas as residências dos bairros.

Desde 2004, um caminhão-pipa é custeado pelo poder público, para levar água – quase totalmente subsidiada pelos cofres municipais – a esses locais (gasto mensal fixo de R$ 19,5 mil).

Uma reunião feita no início de fevereiro aferiu a adesão total dos moradores, fundamental para que a ideia saísse do papel. O custo total da obra será de R$ 360 mil, divididos igualmente entre a Prefeitura e a empresa: a Secretaria de Infraestrutura vai fornecer a mão-de-obra e a Sabesp custeará os materiais utilizados.

Germano informa que os moradores só terão o custo do hidrômetro e da ligação. Como utilizam o poço comum, não é obrigatório que consumam a água encanada, pela qual pagarão as taxas normais cobradas pela Sabesp. Uma alternativa dada por Germano é dividir o consumo entre a água dos poços e a que vai chegar às residências.

O gerente da divisão de Campo Limpo Paulista da Sabesp, André Sotero, destaca a importância do trabalho conjunto com o poder público varzino. “A parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de Várzea Paulista é fundamental para o bom desenvolvimento de projetos que visam, principalmente, levar o saneamento básico para bairros mais distantes da parte central da cidade”.

Segundo Germano, mais bairros poderão ser contemplados em breve, por meio de parcerias parecidas.

Perspectiva positiva

Germano destaca que a água potável é importante para iniciar a viabilização do asfaltamento dessas áreas. “A Prefeitura e a Sabesp estão dando o primeiro passo”, afirma.  Já está em fase de estudos a instalação de ligações de esgoto no local, segunda etapa necessária antes do asfaltamento. A Prefeitura busca alternativas para viabilizar economicamente uma parceria com a empresa, já que o montante da obra seria de aproximadamente R$ 4 milhões.

Segundo Sotero, a cidade deve receber mais melhorias em breve. “Todo o investimento realizado pela Sabesp no município prevê universalizar os serviços de atendimento com coleta e tratamento de esgotos e fornecimento de água, acompanhando o desenvolvimento de Várzea Paulista”.