Projeto Futuro traz qualidade de vida e lazer para todas as idades

Esporte e Lazer - Destaques
Mais de 2 mil alunos participam de diversas modalidades

O Projeto Futuro desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Várzea Paulista traz qualidade de vida e lazer para todas as idades. Conta hoje com nove professores que ministram aulas de danças (Ballet clássico, zumba, aeroboxe, jazz, sertanejo e dança do ventre) e artes marciais (kung fu e karatê).

Hoje o projeto atende mais de 2 mil alunos por mês e oferece aulas em 5 locais diferentes: Espaço Cidadania (Centro), Ginásio Popular, Ginásio de Esportes Jordan Dias Fernandes (Promeca), Parque Chico Mendes, Parque Chico Mendes e Parque das Orquídeas e a partir de julho estão previstas aulas também na quadra de esportes da escola Erick Becker.

A coordenadora do projeto Sandra Yumi conta que o projeto é a realização de um sonho. “Manter o projeto é difícil, mas com o apoio do novo governo foi possível uma licitação de uma empresa organizadora e que hoje proporciona um salário aos professores, que até então eram voluntários. O governo abraçou nosso projeto e hoje ele é uma realidade e podemos sonhar com a continuidade e com melhorias”.

Segundo Sandra o projeto tem o objetivo de trazer saúde, entretenimento, socialização, qualidade de vida e melhorar a autoestima dos alunos. “Percebemos a mudança de postura dos alunos e isso é o mais importante para nós”.

Ainda segundo a professora o número de alunos aumentou muito no ano e esse aumento é reflexo da responsabilidade dos profissionais envolvidos e da forma como estão envolvidos com o projeto. “Há dedicação dos professores com o trabalho, uma vontade de melhoras sempre”. Ela ressalta também que todos os professores tem formação especifica na área trabalham, o que aumenta a qualidade do trabalho.

A professora de dança do ventre Solange Aparecida Gonçalves conta que é uma satisfação o trabalho e o resultado com suas alunas. “Alegria das pessoas é o melhor de tudo, as pessoas descobrem que podem dançar independente de qualquer coisa, e sua beleza pessoal e que passa a se valorizar mais”.

Nos últimos meses o trabalho de dança vem sendo realizado também ao ar livre, na avenida projetada, e tem reunido muita gente. “Pra mim é uma surpresa. As alunas estão tão envolvidas que querem participar das aulas, independente do local. As aulas envolvidas têm sido animação total” conta Sandra.

O projeto já está programando a 2ª Mostra de Danças e Artes Marciais para o final do ano. A 1ª realizada no ano passado contou com um grande público e trouxe novos alunos para o projeto.

Para o segundo semestre de 2014 as inscrições serão realizadas. O período vai de 30 de junho a 5 de julho, no Espaço Cidadania. É preciso um comprovante de residência e também um atestado médico. O Espaço Cidadania está localizado na Avenida Ipiranga, 151 – Centro. Informações pelo telefone 4595-4433.