Aulas de ballet clássico reúne mais de 100 alunas

Esporte e Lazer - Destaques
A modalidade encanta as alunas e as mães e traz muitos benefícios

Uma das modalidades mais procuradas do Projeto Futuro é o Ballet Clássico que é oferecido há um ano e meio. Hoje a atividade atende mais de 100 alunas de 3 a 13 anos. A professora Tabata Pereira da Silva conta é uma satisfação trabalhar com as meninas. “Elas demonstram disciplina, força de vontade e o sonho de tornassem bailarinas, e por isso se esforçam para melhorar a cada dia”.

A professora que está desde o início do ano com as turmas de ballet, conta que a dança sempre fez parte de sua vida e de sua formação. Formada em Ballet Clássico pelo método Royal dança a mais de 20 anos. “Para mim o ballet é um sonho e uma expectativa de vida. Ele transmite muita alegria, energia e me ajuda a estar sempre disposta” conta Tabata.

O ballet oferece as alunas muitos benefícios, como postura, elasticidade, alongamento, disciplina, e coordenação motora. Para as crianças dançar não é só divertido, mas também muito favorável ao bem estar físico e emocional. É uma das danças mais recomendadas às crianças já que favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. “É uma atividade onde corpo, mente, e alma estão inteiramente conectados. Exercita o corpo como um todo e promove bem-estar e harmonia” completa a professora.

A aluna Gabriela Vaz de 12 anos começou as aulas em janeiro e conta que já aprendeu muito. “Me sinto alegre quando danço e sinto que já evolui bastante nas aulas” conta a menina.

Estela de Lima, de apenas 7 anos é um dos destaques da turma e fala com entusiasmo da dança. “Eu amo o ballet e quero me tornar uma bailarina profissional e me apresentar muitas vezes” completa a pequena bailarina.

Inscrições

As aulas de ballet são oferecidas pelo Projeto Futuro em diversos horários e em dois locais, no Espaço Cidadania e no Ginásio de Esportes da Vila Popular. No Espaço Cidadania as aulas são oferecidas de segundas, quartas e quintas em diversos horários. No Ginásio de Esportes da Popular as aulas são oferecidas de quintas e sextas.

Para fazer a matrícula é necessário comparecer na recepção do Espaço Cidadania, de 30 de junho a 4 de julho, trazendo atestado médico e comprovante de residência. O Espaço Cidadania está localizado na Avenida Ipiranga, 151, Centro.

Sobre o Ballet Clássico

Apesar de parecer uma modalidade delicada é considerada uma das atividades físicas mais completas, superior até ao esporte aquático. Em testes os bailarinos se mostraram mais fortes, e com melhores resultados em testes de flexibilidade e equilíbrio.

A palavra que vem do latim ballare, que significa dançar se originou na corte renascentista no século XV. São realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica. Tem influência em nível mundial e um vocabulário próprio.

No Brasil o Ballet teve seu impulso significativo com as visitas de companhias internacionais. Em 1930 surgiu a escola e o corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sobre a direção de Maria Olenewa, solista de Pavlova. O Teatro Municipal de São Paulo foi fundado em 1940 e possui uma grande escola de Ballet. Entre as obras brasileiras de ballet que mais se destacaram, temos: Uirapuru, O Garatuja, O Descobrimento do Brasil, Maracatu de Chico Rei e Salamanca do Jarau.