Prefeitura fiscaliza área beneficiada pelo Vida Cristalina

306 famílias terão ligações de água potável, graças a parceria com a Sabesp
A Secretaria de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista realizou, na tarde da última segunda-feira (16), uma visita de fiscalização à área onde serão feitas as ligações de água potável do programa Água Cristalina. As intervenções, a serem iniciadas na próxima segunda-feira (23) são fruto de acordo entre a Prefeitura e a Sabesp. “Vamos iniciar a execução, de um total de 11,7 km de rede de água”, explica o secretário da pasta, Renato Germano.

306 residências receberão as ligações, nas chácaras da região do Jardim Gauchinha, Chácara São Guido, Condomínio Nossa Senhora Aparecida, Chácara Paulista e Chácara Araçary, ao longo dos próximos oito meses. De acordo com Germano, o projeto vai gerar economia de recursos municipais e viabilizar o abastecimento ideal de todas as residências dos bairros.

Atualmente, um caminhão-pipa é custeado pelo poder público, para levar água – quase totalmente subsidiada pelos cofres municipais – a esses locais (gasto mensal fixo de R$ 19,5 mil).

Uma reunião feita no início de fevereiro, aferiu a adesão total dos moradores, fundamental para que a ideia saísse do papel. Nos próximos dias, os últimos trâmites burocráticos serão realizados. O custo total da obra será de R$ 360 mil, divididos igualmente entre a Prefeitura e a empresa: a Secretaria de Infraestrutura vai fornecer a mão-de-obra e a Sabesp custear os materiais utilizados.

O secretário informa que os moradores só terão o custo do hidrômetro e da ligação. Como utilizam o poço comum, não é obrigatório que consumam a água encanada, pela qual pagarão as taxas normais cobradas pela Sabesp. Uma alternativa dada por Germano é dividir o consumo entre a água dos poços e a que vai chegar às residências.

O gerente da divisão de Campo Limpo Paulista da Sabesp, André Sotero, destaca a importância do trabalho conjunto com o poder público varzino. “A parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de Várzea Paulista é fundamental para o bom desenvolvimento de projetos que visam, principalmente, levar o saneamento básico para bairros mais distantes da parte central da cidade”.

Segundo Germano, mais bairros podem ser contemplados em breve, por meio de parcerias parecidas.

Perspectiva positiva

Germano destaca que a água potável é importante para iniciar a viabilização do asfaltamento dessas áreas. “A Prefeitura e a Sabesp estão dando o primeiro passo”, afirma.  Já está em fase de estudos a instalação de ligações de esgoto no local, segunda etapa necessária antes do asfaltamento. A Prefeitura busca alternativas para viabilizar economicamente uma parceria com a empresa, já que o montante da obra seria de aproximadamente R$ 4 milhões.

Sotero explica que a cidade deve receber mais melhorias em breve. “Todo o investimento realizado pela Sabesp no município prevê universalizar os serviços de atendimento com coleta e tratamento de esgotos e fornecimento de água, acompanhando o desenvolvimento de Várzea Paulista”.