Projeto Karatê traz medalhas e destaque para a cidade

Esporte e Lazer - Destaques
Atletas representarão o estado de São Paulo na final do Campeonato Brasileiro de Karatê em outubro
Na última semana três atletas da cidade participaram do Campeonato Brasileiro de Karatê, representando o estado de São Paulo. Eles ficaram concentrados com a Seleção Paulista até 7 de maio. Nessa primeira etapa do brasileiro participaram atletas de São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Agora os três primeiros colocados de cada categoria participarão da final do brasileirão, que acontecerá em Brasília nos dias 16 e 17 de outubro.
 
A professora e treinadora Cristina Figueiredo da Silva conta que é uma satisfação e um orgulho para ela. “Proporcionar isso para meus atletas é bom demais. Especialmente porque sei que diferente de muitos atletas com quem competiram, eles treinam nas quadras das escolas, o que torna o mérito deles ainda maior”.
Felipe Alves Carvalho, de apenas 7 anos que já é bi campeão paulista na categoria Katá (um tipo de luta simulada) foi vice campeão trazendo a prata. Ele conta que foi muito bom. “Fiquei feliz em deixar minha família orgulhosa”.
 
Outro destaque foi o atleta Marcelo Firmino de Oliveira Junior, de 11 anos que conseguiu o bronze na luta. Firmino já havia se destacado no campeonato paulista com duas medalhas, um ouro no katá e uma prata na luta. Ele conta que se dedicou muito e treinava todos os dias nos últimos meses. “Agora é treinar mais para participar da etapa final do Brasileiro” ressalta o atleta.
 
Também obteve destaque o atleta que obteve destaque foi Gustavo Nalin Pereira, de 10 anos que ficou em 6º lugar na competição.
 
Os três atletas fazem parte do Projeto “Karatê de Várzea Paulista” realizado pela Secretaria de Esportes, e que conta hoje com 110 atletas que treinam em diferentes bairros. Segundo a professora Cristina esse esporte proporciona aos alunos uma formação completa que envolve caráter, disciplina, respeito, responsabilidade e vários outros valores. Ela conta também que o projeto é realizado em parceria com as escolas e as famílias. “O atleta tem que ser também um bom aluno e apresentar boas notas e o apoio das famílias é fundamental, além de ser ótimo poder contar com o apoio deles” finaliza a professora.