Pronatec forma nova turma em Várzea Paulista

Desenvolvimento Social - Destaques
Mais de 70 pessoas concluem curso de traçador de caldeiraria e auxiliar administrativo
Na sexta-feira (6), foi comemorada a formatura de 72 pessoas pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que concluíram os cursos de traçador de caldeiraria e auxiliar administrativo. Os alunos receberam os certificados do Senai e da Pronatec. Agora, já têm formalizada a conclusão das aulas e aumentam suas chances no mercado de trabalho. A formatura aconteceu, na Sala Santo Dias, no Espaço Cidadania.
 
De acordo com o secretário adjunto de Trabalho, Aparecido Gonçalves Cardoso, para Várzea Paulista a qualificação profissional da população é de grande valia. “Estamos muito satisfeitos em oferecer esta oportunidade para os moradores da cidade e proporcionar uma qualificação de qualidade aos estudantes”, relata. 
 
A coordenadora do Pronatec, na Cemeb Edite Schneider, Elza de Almeida Mota, contou que, no início do curso, conversou com todos os alunos, incentivando-os a não faltar à capacitação. Os resultados foram positivos. “Tivemos uma redução significativa nas faltas e cinco alunos não tiveram nenhuma ausência”, relatou. 
O aluno Ivan Pietroski Gruchovski, 26 anos, do curso de Traçador de Caldeira, obteve a nota máxima no curso. O morador do Jardim das Palmeiras já atua na área e a capacitação foi a chance de aprimorar seus conhecimentos. “Agora com as técnicas certas fica mais fácil produzir uma peça”, relata. E o fato de ter um diploma do Senai, sem ter gastos, contribuiu para sua formação profissional. “Se tivesse que pagar por um curso deste nível, talvez não conseguisse faze-lo neste momento. Mas como não gastei nada, foi muito bem-vindo”, afirma. 

 
Devido ao bom desempenho e 100% de presença, os alunos Deolinda da Conceição Rodrigues, do curso de Administração e Luciano Ramos, Gerson Pereira Lopes, Wesley Gonçalves do Nascimento e Ivan Pietroski Gruchovski, do curso de Traçador de Caldeiraria foram homenageados.
 
Sobre a capacitação
 
Os cursos profissionalizantes foram realizados pela Prefeitura de Várzea Paulista, em parceria com o Senai, por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). A capacitação teve duração de 180 horas e os participantes receberam auxilio financeiro para transporte lanche, além de todo material didático e uniforme, gratuitamente.