Encerramento da Semana do Meio Ambiente reúne famílias no Parque das Orquídeas

Meio Ambiente - Destaques
Palestra com integrantes do Greenpeace e atividades esportivas e educativas reúnem dezenas de pessoas
 
A Semana do Meio Ambiente reuniu dezenas de pessoas, no Parque das Orquídeas, neste domingo (8), durante o último dia de atividades. Palestra com integrantes do Greenpeace e atividades esportivas e educativas animaram a população. Os munícipes receberam mudas de sementes e brinquedos feitos de materiais recicláveis. O intuito das atividades foi fornecer entretenimento e informação aos varzinos.
 
A ativista do Greenpeace, a bióloga especialista em Microbiologia Juliana Shirley Teixeira Lemes, realizou uma palestra sobre os Desafios do Clima. A palestrante ressaltou temas como o desequilíbrio ambiental, as causas do aquecimento global e maneiras de resolver o problema. “Ainda temos a chance de salvar o planeta, com atitudes conscientes sobre o meio ambiente, podemos fazer a diferença para as gerações futuras”, explica Juliana. 
 
Outros integrantes da organização participaram do evento, realizando pintura na face das crianças, distribuição de brindes e orientação sobre a petição do Desmatamento Zero, cujo intuito é acabar com essa situação no Brasil. Mais informações sobre o assunto no site www.desmatamentozero.org.br. 
 
Esporte e diversão
 
Mais de 200 estudantes da rede municipal de ensino, entre 5 e 9 anos, inscreveram-se para participar da atividade “Correndo para um Futuro Sustentável”. Todos os participantes receberam um kit com camiseta, número de participação, squeeze, lanche e medalha de participação. 
 
Pais e crianças se divertiram com a competição. Para o morador do Jardim Felicidade, Vanildo Carlos de Moraes, e sua filha, Maria Eduarda, 6 anos, o domingo foi de muita brincadeira. “Minha filha conquistou o terceiro lugar na categoria dela. Todos ficamos muito felizes”, disse. 
 
Raquel Ferreira Lombardi e Rodrigo Lombardi levaram o filho Ariel, 5 anos, para participar da corrida. “Deveriam acontecer mais atividades desse tipo, que unem a família”, diz Raquel. Durante o sorteio de brindes, o pequeno Ariel ganhou uma bicicleta. “Agora nosso domingo está completo”, relata Rodrigo Lombardi. 
Partidas de tênis, futsal e vôlei animaram os jovens participarantes das atividades. O público também aproveitou as aulas de zumba, aeroboxe e roda de capoeira. 
 
Prestação de serviço
 
Membros das Secretarias de Cultura, Trânsito e Saúde também participaram do evento. Houve contação de histórias, atividades circenses, pinturas artísticas e apresentações musicais; esclarecimentos à população sobre o cartão do idoso, cartão deficiente e recursos de multas, além do combate à dengue e doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos. 
 
Semana do Meio Ambiente
 
A Semana do Meio Ambiente foi realizada de 2 a 8 de junho, em Várzea Paulista. Entre outras atividades, foram ofertada aos munícipes: palestras educativas; plantio de orquídeas; paisagismo; monitoramento de visitas de alunos a estações de tratamento de empresas privadas com resultados positivos; exposições; feira de artesanato e feira de adoção de animais.