Prefeitura promove Semana do Meio Ambiente

Meio Ambiente - Destaques
População tem acesso a palestras, cultura e várias opções de entretenimento
Q
A Secretaria de Meio Ambiente realiza, desde segunda-feira (2) a Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Uma série de atividades foi ofertada aos munícipes de Várzea Paulista: palestras educativas, plantio de orquídeas, paisagismo, monitoramente de visitas de alunos a estações de tratamento de empresas privadas com resultados positivos. “Tudo isso é edificante para formar um cidadão sustentável”, explica o secretário da pasta, João de Lima.

Instrução

A Câmara Municipal foi o palco de vários encontros educativos, à noite, conduzidos por palestrantes renomados, com experiência na questão ambiental. Foram abordados temas como “Materiais Contaminados”, “Reabilitação de Animais Silvestres”, Reciclagem – Coleta Seletivo” e “Maus Tratos de Animais Domésticos”.
Segundo o secretário, além da instrução aos cidadãos, houve uma advertência aos empresários da cidade, no que tange ao descarte dos materiais produzidos. “Também houve um apelo para que as empresas possam se adequar quanto aos resíduos em geral”.

Plantio de orquídeas

Os agentes da Prefeitura plantaram várias mudas de orquídeas ao longo da Avenida Fernão Dias Paes Leme e em outros espaços com boa visibilidade. Mais de 20 palmeiras receberam mudas da planta. O objetivo foi levar o símbolo da cidade a vários espaços de Várzea Paulista.
O gestor destaca a intenção de dar continuidade ao trabalho, ao longo do ano.  “Na medida do possível, a gente vai prosseguir”.

Paisagismo

A Secretaria de Meio Ambiente também plantou várias mudas de árvores ornamentais e frutíferas, na Praça da Biquinha, espaço de lazer do Jardim Satélite: ipê amarelo, calabura, castanha-do-maranhão, ingá e uvaia (uva japonesa). O secretário explica que as frutas servirão de alimento a aves e outros animais. Os pássaros disseminarão as sementes por outras regiões da cidade.

Investimento nas novas gerações

Em parceria com a Secretaria de Educação, a pasta também realizou visitas monitoradas de alunos varzinos à empresa Ad´oro, para mostrá-las o sistema de tratamento de resíduos por ela produzido.  O intuito foi conscientizar as crianças por meio do bom exemplo e constituir novas gerações mais instruídas quanto à questão ambiental. “Isso tem que passar pelas crianças”, afirma João de Lima.

Aprovação

Manoel Marques mora no Jardim Satélite há 30 anos e frequenta a Praça da Biquinha, para colher água potável. Com os cuidados da atual administração, em especial o plantio de árvores na Semana do Meio Ambiente, o munícipe aprovou as mudanças consideráveis no local. O aspecto ficou bem melhor, segundo ele. “Era tudo jogado, de qualquer jeito”.

Novas conquistas

O secretário revela que a criação da Secretaria de Meio Ambiente foi importante para manter o foco nas demandas ambientais. Além da Semana do Meio Ambiente, há previsão da criação do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e do Fundo Municipal de Meio Ambiente, para os próximos 90 dias. “É importante citar que Várzea está preocupada com a questão ambiental”.

4 de junho – Câmara Municipal
19 horas: palestra “ETA e ETE” – André Sotero – Empresa Sabesp;
20 horas: palestra “Maus Tratos de Animais Domésticos” – Jello Mudri – ONG Abrigo do Jello – Proteção de Animais de Rua;

5 de junho – Câmara Municipal
19 horas – palestra “Eficiência Energética” – Luiz Carlos Alvares Marques – Empresa Elekeiroz;
20h30 – palestra “Reciclagem – Coleta Seletiva” – Eliano Silva – Empresa Continental Automotive Ltda;

6 de junho – Câmara Municipal
•        19 horas – palestra “Bio Engenharia – Sistema VETIVER para Contenção de Taludes”– Fernando Andrade – Sales Manager Profile Products;
•        20h30 – palestra “Aquecedor Solar de Baixo Custo”– Alexandre Bentini – Empresa Banho de Sol Aquecedores Solares em PVC;

7 de junho, das 9 às 18 horas – 1ª Feira do Meio Ambiente “Plantando um amanhã sustentável” – Espaço Cidadania
•        Exposição com os palestrantes da semana, empresas parceiras e ONGs;
•        Exposição de trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais – “Projeto Maquete”;
•        Feira de artesanato;
•        Oficinas de educação ambiental;
•        Venda de orquídeas;
•        Feira de adoção de cães e gatos;
•        Doação de mudas e sementes;
•        Doação de brinquedos fabricados com material reciclável;

8 de junho, das 8 às 13 horas – Correndo para um Futuro Sustentável – Parque das Orquídeas (antigo Aterro Sanitário)
•        Dança;
•        Teatro;
•        Música;
•        Atividades esportivas;
•        Cuidados com a saúde;
•        Entretenimento e programação para toda família.