Várzea Paulista participa de comemoração do Programa Primeiríssima Infância

Educação - Destaques
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal conquistou o prêmio ALAS-BID na categoria Inovação
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal comemorou nesta segunda-feira (19), no Senac Jundiaí a conquista do prêmio ALAS-BID, fruto de um esforço coletivo pela melhoria da qualidade de vida de crianças e suas famílias. Prefeitos, secretários municipais e membros dos Comitês Municipais do Primeiríssima Infância de Cabreuva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista participaram do evento. 
 
A abertura do encontro foi realizada pelo diretor-presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, que ressaltou a importância da premiação para todos os municípios e órgãos envolvidos. “A experiência deste trabalho é muito maior do que o prêmio. Ele fez o Brasil servir de exemplo para a primeiríssima infância no mundo”, disse. “O projeto tem um grande potencial e muito nos orgulha fazer parte disso”, afirmou Queiroz. 
 
Marcia Bevilacqua, diretora regional de Saúde dedicou o premio a todas as famílias que acreditaram e participaram do projeto. “Hoje vemos que a mudança pode se dar de forma simples. Estamos mostrando para o mundo que é possível mudar. Essa união de esforços representa uma nova chance para a vida de muitas pessoas”, destacou. 
 
As articuladoras estaduais do projeto São Paulo pela Primeiríssima Infância, Ligia Besteti e Teresa Cristina Picolo foram homenageadas durante a celebração do prêmio, assim como as articuladoras locais de cada um dos municípios participantes. A representante de Várzea Paulista foi a gerente da UBS do Jardim América IV, Edjane Silva Carvalho. 
 
Durante o encontro foi feita a entrega de um notebook e um datashow para cada município que participa do Projeto Primeiríssima Infância. 
 
Primeiríssima Infância em Várzea Paulista
 
Para o prefeito Juvenal Rossi, o Primeiríssima Infância corrobora os novos comportamentos que estão sendo apresentados à população pela atual gestão. “Temos que trabalhar as famílias, para que sejam o alicerce das crianças, oferecendo educação, proteção e carinho”, explicou. “Essa iniciativa regional mostra que muita coisa pode mudar e melhorar, basta que todos trabalhem juntos para que coisas boas aconteçam”, acredita o prefeito. 
 
O secretário de Saúde de Várzea Paulista, José Roberto Spinucci, informa que o projeto fortalece a base da sociedade. “Quando temos crianças saudáveis e felizes é muito provável que levem isso para a vida adulta também, o que, em longo prazo, trará uma melhora para toda a sociedade”, informa. Também participaram do encontro representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Paulista e das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social do município. 
 
Parceria exitosa
 
Pedro Bigardi, prefeito de Jundiaí destacou a integração entre os municípios, o governo do Estado e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. “Essa relação intersetorial baseada no diálogo e em uma relação sadia entre as entidades resultou neste trabalho, que agora serve de exemplo para todos”, falou. 
 
O prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, afirmou que a cidade tem a honra de ser pioneira na implantação do Primeiríssima Infância na região e que as conquistas devem ser continuas. “Nossa intenção é transformar o projeto em um dos carros chefes do AUJ, para que se torne referência estadual e até federal”, explica.
 
“Devemos ampliar os trabalhos, começar a pensar nas creches como espaços pedagógicos. Melhorar hoje a vida das crianças vai fazer com que no futuro tenhamos adultos melhores”, relatou o presidente do AUJ. 
 
  Premiação
 
Desde 2012, os municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, desenvolvem o programa Primeiríssima Infância. 
 
No dia 6 de maio, após aproximadamente dois anos de trabalho intenso , o Programa recebeu o Prêmio ALAS-BID na categoria Inovação, dentre as 700 iniciativas inscritas. O prêmio, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundación América Latina em Accion Solidário (ALAS) tem o objetivo de reconhecer a inovação, a excelência, a pesquisa e a qualidade de programas voltados para crianças menores de seis anos em comunidades vulneráveis da América Latina e do Caribe.