Prefeitura promove 10ª Feira de Trocas Solidárias

Desenvolvimento Social - Destaques
População adquire novos bens sem pagar

O CRAS Oeste (Centro de Referência em Assistência Social), em parceria com a Economia Solidária, organizou a 10ª Feira de Trocas Solidárias, no Ginásio Vila Popular. Na manhã da última quinta-feira (15), vários munícipes puderam trocar calçados, pulseiras e vários utensílios domésticos. “É uma forma de adquirir bens sem o dinheiro”, explica a coordenadora do CRAS, Selma Furtado.

De acordo com Selma, a feira segue os princípios da economia solidária, sobretudo no que tange ao valor justo e possibilidade de realizar trocas de vários produtos.
A gestora destaca a diversidade dos produtos recebidos e disponibilizados para troca. Não faltaram bijuterias, brinquedos, bolsas, livros, DVDs, calçados e até sabão artesanal. A qualidade dos bens também chama a atenção. “São roupas boas”, exemplifica Selma.

Maria Pereira ficou sabendo do evento por frequentar as aulas de ginástica, no ginásio, há 14 anos. Participante dos projetos de economia solidária da Prefeitura, de 2007 a 2010, a moradora da Vila Indaiá já prestigiou o evento outras vezes e aprova a iniciativa. O diferencial, para ela, é oferecer aos varzinos a chance de dar algo que não tem mais serventia, em troca de bons utensílios. “É uma boa iniciativa” – afirma – “já aproveitei muitas vezes”.

Trabalho em rede

Em sua décima edição, a Feira de Trocas Solidária sempre se dá em outros equipamentos públicos, segundo a coordenadora. A ideia é promover integração do CRAS com outros espaços públicos da cidade. De acordo com Selma, a receptividade costuma ser muito boa. “Tem dado super certo”.