Várzea Paulista realiza ação de prevenção à dengue no Jd. Promeca e Vila Popular

Saúde - Cotidiano
Bairros serão nebulizados com inseticida para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti
 
A Secretaria de Saúde de Várzea Paulista, em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Campinas, realiza uma ação de prevenção à dengue nos bairros Jardim Promeca e Vila Popular. Trata-se das áreas com maior número de casos da doença na cidade. 
 
De acordo com o secretário de Saúde do município, José Roberto Spinucci, a atividade tem como intuito evitar que uma epidemia da doença se instale na cidade. “Temos sofrido com surtos de dengue por toda a região. Então resolvemos agir antes que a doença se instale em Várzea Paulista”, informa. 
 
O supervisor de Saúde Coletiva, Kleber Zechin, alerta que a população também é responsável pelo controle da doença. “A Prefeitura tem feito a sua parte e cuidado dos prédios públicos. Mas nas áreas residências e comerciais é dever do proprietário zelar para que não existam criadouros do mosquito”, alerta. “A Dengue é uma doença séria e que pode ocasionar a morte do paciente. Cada um tem a sua parcela de responsabilidade na luta contra o mosquito”, conclui Zechin. 
 
Dados do dia 8 de maio informam que o município possui 176 casos suspeitos. Destes, 34 são negativos, 41, positivos autóctones (contraídos dentro da cidade) e 8, importados.
 
Nebulização
 
A ação preventiva consiste na nebulização de inseticida pelas ruas dos bairros Jardim Promeca e Vila Popular, com uma máquina que estará sobre uma caminhonete. Uma neblina será liberada para eliminar os mosquitos transmissores da Dengue. 
 
Durante a aplicação do inseticida, que vai acontecer entre as 18h e 21h30, será possível ouvir a sirene instalada na caminhonete. O som indica que as pessoas devem abrir as portas e janelas, deixando as cortinas abertas. Equipes da Secretaria de Trânsito vão acompanhar o trabalho, auxiliando na locomoção do veículo pelas ruas dos bairros. 
 
Nos dias 14 e 21 de maio, a ação será feita no território das UBSs da Vila Popular e Marajó, que englobam os bairros Parque Guarani, Vila Popular, Jardim Continente e Vila Marajó.
 
Nos dias 15 e 22 de maio, a nebulização ocorre na região da UBS do Jardim Promeca, do qual fazem parte os bairros Jardim Felicidade, Santa Lucia, Jardim das Acácias, Residencial das Flores e Jardim Promeca. 
 
Caso seja analisada a necessidade, a intervenção será estendida por mais duas semanas e, se houver chuva no horário previsto para a aplicação do inseticida, a ação será suspensa e remarcada para nova data. 
 
Cuidados
 
É importante que os moradores fiquem dentro de casa durante a aplicação do inseticida. Crianças, idosos e pessoas com asma e bronquite devem ficar em um cômodo fechado, por 30 minutos.
 
Além disso, alimentos, filtros de água, gaiolas de animais e aquários devem ser cobertos. Pratos, copos, talheres, panelas e panos de prato que estiverem expostos devem ser guardados. Assim como, bebedouros e comedouros de animais. 
 
Serviços
 
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores de Várzea Paulista, pelo telefone 4606-8118, ou com a Sucen, através do número (19) 3272-9891. 
 
Em caso de emergências, os moradores podem contatar a UBS do bairro, o Hospital da Cidade, pelo telefone 4606-0546 ou o setor de Ambulância, pelo número 192.