Prefeitura promove 1ª Roda de Conversa com os Servidores Públicos

Gestão Pública - Destaques
Funcionários tiraram dúvidas sobre proposta de dissídio e conquistas do atual governo
Na presença de autoridades do Poder Legislativo e do secretariado, mais de 1000 servidores participaram da 1ª Roda de Conversa com os Servidores Públicos, no Espaço Cidadania. No encontro realizado na última sexta-feira (9), o prefeito Juvenal Rossi prestou contas das ações da atual administração. A Prefeitura expôs também, em linhas gerais, a proposta de um novo benefício aos servidores, a partir deste ano. Os funcionários puderam dirimir dúvidas e ter acesso a informações sobre a situação financeira da Prefeitura.

Rossi expôs, de maneira sucinta, os principais feitos nas áreas da saúde, infraestrutura, meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico, lazer e esportes, além do parcelamento das dívidas com vários fornecedores. Nesse sentido, o prefeito fez questão de destacar o auxílio recebido pelos servidores públicos, em várias frentes de trabalho. “Buscamos a parceria com o funcionário público”.

O FUSSBE (Fundo de Seguridade Social e dos Benefícios dos Funcionários Públicos de Várzea Paulista) estava com grande saldo devedor, por exemplo. O gestor sublinhou a importância de assegurar a aposentadoria dos servidores. A dívida previdenciária, contraída entre 2008 e 2012, já está negociada, segundo ele, em 240 meses. A dívida trabalhista teve mais de R$ 2 milhões pagos. E a contribuição mensal, para garantir que os servidores tenham o salário integral, ao se aposentar, também têm sido paga rigorosamente em dia, de acordo com Rossi. “Nós honramos o parcelamento”.

A infraestrutura tem tido atenção especial, segundo o prefeito. Até o fim do ano, Várzea Paulista deverá atingir outro feito histórico: ser a cidade com o maior índice de esgoto coletado e tratado – 98%.

O gestor citou também o convênio com os Governos Estadual e Federal, para a construção de 292 casas populares até o fim de 2015.

No segundo momento do encontro, o secretário de Gestão Pública, Marco Bueno, expôs, de maneira generalizada, o esforço da Prefeitura em garantir aumento do poder de compra dos funcionários. A ideia é fornecer um benefício de valor superior à inflação, para que a soma dos salários dos servidores esteja de acordo com as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal. “A folha de pagamento não pode ultrapassar 54% do que a Prefeitura arrecada todos os meses”.

Se for aprovado na próxima assembleia com data a ser definida pelo Sindicato dos Servidores Públicos, a nova conquista será permanente. De acordo com Bueno, apesar de não constar da folha salarial, o benefício poderá ser usufruído pelos servidores aposentados, assim como a cesta básica.

Trabalho incessante

Para os próximos anos, o secretário explicou que a Prefeitura busca mais fontes de arrecadação, com o fim de suprir a demanda de servidores estatutários, nas várias repartições públicas. Com mais receita, será possível conferir aumento do salário e, inclusive, do benefício que se pretende conceder aos servidores públicos em 2014.

Transparência

Os secretários presentes permaneceram no local, após o evento, para sanar dúvidas dos servidores. Demais questionamentos serão respondidos na próxima edição do informativo Folha do Servidor.