CRAS Norte se destaca pela diversidade de serviços

Desenvolvimento Social - Destaques
Jovens, idosos, crianças e famílias dispõem de atividades específicas
 
O CRAS Norte (Centro de Referência em Assistência Social) oferece, na Vila Real, uma série de atividades para públicos diversos de toda a Região Norte de Várzea Paulista. Desde março, há Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças de até 14 anos. Também há espaço para convivência de idosos e adolescentes e uma série de serviços de transferência de renda e assistência a varzinos em situação de vulnerabilidade social. O CRAS Norte atende 631 pessoas por mês, em seus vários programas.
 
De acordo com a coordenadora da unidade, Agda Brandão, o objetivo é atender as exigências do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), sistema federal que organiza os serviços sócio-assistenciais do Brasil. 
São muitos serviços disponíveis.
 
Programa de Atenção Integral às Famílias
 
São realizados acolhimento, planos de trabalho, acompanhamento familiar, busca ativa no território e inserção das famílias em programas sociais e de transferência de renda. O CRAS faz atividades socioeducativas mensais em dois grupos matutinos. “O CRAS acolhe as famílias em situação de vulnerabilidade”, explica Agda.
 
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
 
Crianças – Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 à 14 anos, em contra turno escolar, duas vezes por semana. As atividades ocorrem às quintas e sextas-feiras, das 9h00 às 10h30 e das 14h00 às 15h30. “São crianças que já saíram da situação de risco”, explica Agda.
 
São realizados passeios, dinâmicas e outros momentos lúdicos e educativos, com destaque para a importância da educação para vida de qualquer ser humano. De acordo com a coordenadora, os encontros permitem a formação de vínculos e agregação de valores às crianças. “Torna-se possível desenvolver e estimular potencialidades desse público”, explica.
 
Adolescentes – parecido com o grupo anterior, o trabalho é voltado a jovens de 15 a 24 anos, sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 14h00 às 16h30.
Também são feitos passeios, dinâmicas e encontros lúdicos e educativos. O enfoque é o desenvolvimento de temas como drogas, sexualidade, cultura, direitos humanos, exercício da cidadania e mercado de trabalho. Busca-se fortalecer os vínculos e agregar valores aos adolescentes, de acordo com Agda.
 
Além disso, a coordenadora explica que os jovens assistidos pelo CRAS Norte são contemplados por dois programas governamentais: o Projovem Adolescente” (federal) e o Ação Jovem (estadual). Os objetivos são estimular a permanência ou o regresso às atividades escolares e encaminhá-los, preparados, ao mercado de trabalho.
 
“Os jovens inseridos no Ação Jovem recebem uma transferência de renda mensal no valor de R$ 80,00 para complemento da renda familiar”, explica. 
O “Projovem Adolescente” também se caracteriza como um programa de transferência de renda. Contudo, é vinculado à inscrição da família no Programa Bolsa Família.
 
Idoso – os encontros ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras, das 9 às 11 horas. Com o fim de permitir convivência e fortalecimento do senso coletivo, são desenvolvidas, segundo Agda, oficinas, rodas de conversa, dinâmicas e passeios.
 
Serviço de Proteção Básica no Domicílio para Pessoas Idosas e com Deficiência 
 
Atendimento no domicilio dos usuários deficientes ou idosos do território, diagnóstico de vulnerabilidade, inclusão no PAIF, busca ativa, denúncias, processos sociais e judiciais.
 
Trabalho em rede 
 
Discussão, orientação e encaminhamentos de casos existentes no território.
 
Parceria
 
O CRAS promove integração e parceria com outros serviços do território.
 
Projeto CRAS – Ecosol (Economia Solidária) 
 
Desenvolvimento de atividades em parceria com a Economia Solidária (incubadora)
 
Diagnóstico territorial
 
Pesquisa de campo e formação de comissão popular no território.
 
Fomento do controle social
 
a) Conselhos municipais: mobilização dos usuários do serviço para a participação nos Conselhos de Direito;
b) Avaliação do equipamento: avaliar os serviços realizados no ano com os usuários do CRAS.
 
Garantia dos direitos sociais
a) Divulgação dos direitos e obrigações da população, por meio de orientações às famílias;
b) Alfabetização de adultos: parceria do CRAS Norte com a  Secretaria de Educação, por meio de encaminhamento de interessados;
c) Projeto Primeiríssima Infância: encaminhamento de gestantes, usuárias do CRAS para as UBSs do território com o objetivo de acompanhá-las até a criança atingir os três anos de idade.
 
Ações de desenvolvimento sustentável
a) Projeto Ensacando o Lixo: trabalho com as famílias do território, para orientá-las quanto ao acondicionamento do lixo;
b) Projeto Morar Bem: trabalho com as famílias participantes do  Programa Bolsa Aluguel e também as residentes em área de preservação permanente cadastradas no Programa Habitacional pelo CRAS;
c) Oficinas de educação ambiental: atividades educativas experimentais com as pessoas que fazem parte do projeto Morar Bem e outros, com discussão dos seguintes temas “Uso Correto de Energia”, “Uso Correto da Água (reaproveitamento)” e “Oficina de Confecção de Lixeiras”.
 
Reuniões socioeducativas
 
São feitos grupos temáticos, mensalmente, com as famílias do PAIF, com enfoque na importância da educação na vida das pessoas.
 
Armazém da Cidadania
 
Atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, com orientação, por meio da moeda social Saber, para realizarem sua compra de forma consciente. Assim, suprem suas necessidades e se enquadram, assim, no contexto da Economia Solidária (ECOSOL), aplicada pelo equipamento no Programa Segurança Alimentar. O armazém funciona semanalmente às terças-feiras, das 9h00 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.
 
Como se informar
 
Para tirar dúvidas e verificar como se cadastrar e participar dos programas oferecidos pelo CRAS Norte, basta se dirigir à unidade, na Rua Capivari, 405 – Vila Real.