Projeto de leitura da escola municipal é apresentado internacionalmente

Educação - Destaques
Professora Tatiane Silva Santos leva a experiência de leitura a Honduras e Costa Rica

De 18 a 22 de maio, a professora Tatiane Silva Santos vai apresentar, fora do Brasil, seu projeto de mestrado, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP). O trabalho intitulado Interculturalidade e Leitura será explanado em duas universidades de Honduras e Costa Rica. O objetivo é a divulgação do trabalho.

Docente da Rede Municipal de Ensino há 9 anos, Tatiane desenvolveu a tese com base nos resultados positivos obtidos nas atividades que realiza na CEMEB “Juvelita Pereira da Silva”. Há 5 anos, ela promove o trabalho com a equipe escolar da escola. “Os efeitos são excelentes. A escola que recebeu nossos alunos para o ensino fundamental 2 fez muitos elogios a postura deles, e a valorização que apresentam pela leitura.”

O trabalho envolve toda a escola. Levando em consideração a bagagem cultural do aluno, estimula-se a leitura, desenvolve-se a fluência e se dispõe um momento especial voltado para a atividade.

A leitura é desenvolvida de duas formas: pela mediação feita pelo professor, quando se escolhe, mensalmente, um tema e é feita a ambientação da sala de aula para o assunto; pela leitura individual dos estudantes, que escolhem os livros. “Os alunos tem dois horários semanais de leitura em nossa sala de leitura”, conta a professora.
A professora, mestre em literatura pela USP, afirma ser apaixonada pelo assunto.

Apoio

A Secretaria de Educação de Várzea Paulista está apoiando a ida da professora e se orgulha da exposição internacional de um projeto desenvolvido na cidade. “Estou muito feliz com o apoio da prefeitura, pois é uma forma de valorização do trabalho, é muito bom poder levar as pessoas um projeto que surgiu aqui em nossa escola”, comemora a docente.

A diretora da escola, Nanci Alzira da Silva Guedes, conta estar orgulhosa com a apresentação da professora no exterior. “É muito bom ter uma professora desse nível em nossa escola. Ela é uma incentivadora da leitura e da continuidade do projeto e o exemplo de que acreditar na educação traz resultados positivos” ressalta a diretora.

Aprovação

A aluna Mayara Penacho Correia, de 10 anos, participa do projeto desde os seis anos na escola e diz que ama ler. “Eu viajo com as histórias dos livros. É um momento muito gostoso e especial que aguardo com ansiedade todas as semanas” conta a aluna.