Trabalho Voluntário é destaque na UBS Marajó

Saúde - Cotidiano
Serviços de manutenção, jardinagem e paisagismo são realizados por voluntários
 
A Unidade Básica de Saúde da Vila Marajó desenvolve um trabalho de aproximação com a comunidade. O

 resultado tem sido o grande número de trabalhos voluntários realizados, que hoje auxiliam a manutenção da UBS. Serviços de jardinagem, paisagismo e pequenos reparos são realizados por pessoas do bairro, conhecedoras da importância do serviço prestado pela unidade à população. 
 
Para a gerente da Unidade, Nora Nei Sakanaka, é importante às pessoas ter a consciência de que os espaços públicos pertencem à comunidade. “Trabalhamos muito para que a população se sinta parte da equipe e este envolvimento tem como resultado o trabalho voluntário que é desenvolvido aqui”, explica. 
 
A paisagista Silviane Ligieri desenvolveu voluntariamente o projeto das áreas verdes da UBS. Moradora do bairro Santa Terezinha, ela conta que ficou sabendo através de um amigo, sobre o interesse de desenvolver um projeto de paisagismo na unidade do Marajó. “Quando fui até lá conhecer o projeto, fiquei encantada com o envolvimento das pessoas, principalmente das crianças. Elas participam de tudo e até me ajudam”, conta. 
O projeto desenvolvido por Silviane conta com jardins, hortas de ervas e temperos, além de um painel vertical de suculentas. “O bairro é carente de áreas verdes, e creio que a UBS a partir de agora, vai se tornar um ponto de referencia”, fala a paisagista. 
 
Dejair Garcia da Silva, 63 anos, cuida da jardinagem na UBS. Para o morador do bairro, ajudar a cuidar da UBS é quase um dever para ele. “Gosto de deixar tudo bonito. Se posso ajudar, porque não fazer?”, questiona. Também estão envolvidos no trabalho voluntário Bernardo Damasceno, que realiza a manutenção interna do prédio e Sergio Bons Olhos, pedreiro voluntário.