Guarda Ambiental começa a atuar 24 horas

Meio Ambiente - Destaques
Objetivo é realizar rondas no período da noite para evitar o descarte de lixo em áreas públicas e na Marginal do Rio Jundiaí

Desde terça-feira (1º), a Guarda Ambiental de Várzea Paulista começou a realizar rondas 24 horas. O serviço de patrulhamento ambiental foi intensificado para aumentar o controle sobre o descarte de lixo em áreas públicas e na Marginal do Rio Jundiaí.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Laércio Bifani, há um grande número de denúncias e reclamações sobre o descarte incorreto de lixos e entulhos. “Grande parte dessas ocorrências acontecem à noite e de madrugada. Com o patrulhamento ostensivo queremos coibir essas ações”, explica. O descarte de lixo em áreas públicas é uma infração contra a Lei Federal 9605/98, referente ao meio ambiente.

De acordo com o coordenador da Guarda Ambiental, inspetor Afonso, para que o trabalho alcance os resultados desejados, o apoio da população é de extrema importância. “É através da denúncia que podemos coibir essas ações e ajudar a preservar o meio ambiente de Várzea Paulista”, informa o inspetor. “Estamos à disposição da população para atender qualquer ocorrência. Nosso trabalho é dar apoio ao cidadão”, diz o coordenador.

Equipe Capacitada

A equipe da Guarda Ambiental de Várzea Paulista é formada por oito guardas, todos com formação técnica ou superior na área ambiental. “Temos um grupamento capacitado, com profissionais pós-graduados no tema. Isso contribuiu para o desenvolvimento de um trabalho mais efetivo”, destaca Afonso.

Denuncie

As denúncias de infrações ao Meio Ambiente devem ser feitas pelo telefone 0800 777 008 11, que funciona 24 horas por dia ou pelo número 153.