Estrada da Boiada é inaugurada

Governo e Administração - Destaques
Antiga estrada de terra recebe pavimentação, drenagem e nova sinalização

Avenida Gemma Frasson Reynaldo, a Estrada da Boiada, foi inaugurada pela prefeitura de Jundiai, na manhã do último sábado (29) com a presença de autoridades. Depois de ressaltarem a importância do diálogo os gestores descerraram a placa oficial. A nova via é uma demanda antiga do bairro do Castanho, na divisa entre os municípios e vai melhorar o fluxo de veículos. Anteriormente, só havia buracos, mato e entulho no local.

A área pavimentada é de 6.470 metros quadrados. Também há 1.650 metros de novas guias e sarjetas. Além disso, foi feita uma nova sinalização: 33 metros quadrados de sinalização horizontal, 198 metros quadrados de sinalização vertical, 8 placas e 3 postes. A obra, iniciada em agosto de 2013, custou R$ 1,3 milhão, aos cofres da cidade jundiaiense.

O secretário de Obras de Jundiaí, José Roberto Aprillanti Júnior, lembrou que em 2005 tentou abrir a negociação sobre essa avenida, quando era vice-prefeito da cidade de Várzea paulista. “Não havia interesse, a cidade naquela época era tratada como uma ilha. Agora, existe uma visão regional”, destacou.

Aprillanti explica que o novo acesso liga a região do Santa Gertrudes, em Jundiaí, à região da Vila Popular, em Várzea Paulista, melhorando a mobilidade na região.

Para o prefeito Juvenal Rossi, os dois municípios só têm a ganhar, no que tange ao desenvolvimento econômico e ao tráfego na região. Por esse motivo, defende a abertura cada vez maior dos municípios vizinhos ao diálogo, como se deu entre as duas Prefeituras nesse caso. “Não há fronteira quando se discute desenvolvimento” – explicou – “Jundiaí só tem a ganhar com essa abertura”.

Na mesma linha, o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, destacou a disponibilidade da administração varzina à articulação regional. O importante é que as gestões dos municípios coloquem os interesses da população acima dos partidários, segundo o gestor. “A gente consegue ter um diálogo franco, aberto” – declarou – “as populações dos dois municípios vão ser beneficiadas”.

Mais segurança

Os dois prefeitos estão articulando com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) mais manutenções para a segurança do acesso à Estrada da Boiada. Se necessário, as administrações custearão a demanda. “Esta intervenção será complementada com a futura duplicação de um trecho da Rodovia Tancredo Neves (Estrada Velha de São Paulo), em fase de projeto no Departamento de Estradas e Rodagem”, destaca Bigardi.

Novas parcerias

Os gestores dos dois municípios destacaram que a próxima conquista para as cidades deverá ser a ligação da Avenida dos Ferroviários, de Jundiaí, à Avenida Ipiranga, de Várzea Paulista. A intervenção melhorará o fluxo de veículos e desafogará o trânsito na divisa entre a Vila Cristo (Várzea) e o Agapeama (Jundiaí).

As duas administrações buscam recursos para a sua viabilização. De acordo com Rossi, trata-se de mais uma das metas da administração varzina, dentro do programa Via Rápida, para otimizar o tráfego veicular em Várzea Paulista, assim como a Estrada da Boiada e o Viaduto da Ponte Seca.