CRAS Norte oferece oficina sobre energia térmica

Desenvolvimento Social - Destaques
Cidadãos assistidos aprenderam a fazer aquecedor sustentável

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou, na última terça-feira (25), a última das “Oficinas de Educação Ambiental”, no CRAS Norte (Centro de Referência em Assistência Social) – Vila Real. No encontro, bastante didático e participativo, os munícipes aprenderam a fazer um aquecedor solar de água, econômico e sustentável. Por meio do ensino da técnica, o objetivo foi gerar economia nos lares.

O educador ambiental Lucas Ciola, do grupo Eparreh (Estudos e Práticas Agrícolas e o Reencantamento Humano), um dos dois palestrantes, destacou a simplicidade do aquecedor sustentável. O dispositivo custa aproximadamente R$ 100. Segundo ele, a placa convencional chega a custar mais de R$ 500. “O aquecedor da água do chuveiro é um dos grandes vilões da conta de luz”, explicou.

Marcos Tico, experiente no ramo de construções ecológicas, também palestrou. De acordo com ele, os materiais utilizados são, em sua maioria, recicláveis. O educador explica que o papelão pintado de preto ajuda a absorver, em razão da cor, o calor do sol. A temperatura da água pode variar de 50ºC a 90ºC.

O aquecedor funciona de forma semelhante à das placas de cobre convencionais, segundo Tico. “O sistema é uma réplica do outro, só que de material reciclável”.

Aprovação

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, as oficinas – por seu caráter didático – atingiram o efeito esperado. A população tem elogiado as atividades. “As pessoas ficaram contentes em saber que há muitas possibilidades de economizar”.

Um dos que se mostraram satisfeitos foi o assistente administrativo, Guilherme de Luna. O jovem ficou sabendo das oficinas pelo site da Prefeitura e afirmou que tentará aplicar os conhecimentos obtidos. “Além de ser barato, é fácil de construir”, declarou.

Perspectiva

A Prefeitura pretende expandir o projeto e levá-lo a outras repartições públicas e espaços de Várzea Paulista, segundo Santana. “Nós queremos aumentar isso”.

Novos conhecimentos

O CRAS Norte também ofereceu outras duas oficinas, na semana passada, “Educação Ambiental, Reciclagem e Uso Correto da Água” e “Água Potável”. Os participantes aprenderam a fazer uma cisterna e um filtro caseiros.