Mais de mil pessoas participam do encontro de pipas

Esporte e Lazer - Destaques
No último domingo (23), foi realizado o primeiro festival “Amo Pipa”, na Avenida Paraibuna, no Jardim América I. Durante todo o dia, mais de mil pessoas passaram pelo local, para apreciar pipas de todos os tamanhos e cores. O encontro reuniu competidores de diversas cidades, como Garulhos, Penha, Leme e Araras e até outros estados, como Rio de Janeiro. O objetivo foi promover diversão em família.
 
De acordo com o secretário adjunto de Cultura José Moreira, o evento superou as expectativas. “Descobrimos muitos apaixonados por pipas na cidade e o público compareceu em peso. A aceitação da população foi grande e vamos incorporar o festival ao calendário cultural de Várzea Paulista”, informa.
 
Pais e filhos aproveitaram o encontro. “Ficamos muito satisfeitos com a participação de diversas famílias no festival, queremos desenvolver atividades nas quais pais e filhos possam aproveitar juntos”, afirma.
 
Segundo José Moreira o intuito é transformar, em breve, o palco do evento em um ‘pipódromo’, onde as pessoas possam ter momentos de lazer e diversão. “Vamos trabalhar para que as crianças possam brincar em um local seguro, sem fios ou árvores, e aprendam que o uso do cerol pode causar mortes”, diz o secretário.
 
Premiação
 
O festival premiou os três melhores colocados, nas categorias: centopéia; engenhosidade; criatividade; riscada; taqueado; barraca; destaque; maior pipa e menor pipa. “Os formatos e as cores foram os mais variados. Ficamos surpreendidos com a maior pipa, que tinha 110 metros e a menor, com apenas 0,5 cm”, conta Moreira.
 
Diversos brindes, como bicicletas e skates, foram sorteados entre os participantes e as crianças receberam gratuitamente pipas, da empresa Aero Pipas. O evento também arrecadou dezenas de litros de leite, que serão doados para entidades sociais do município.
 
O festival “Amo Pipas” foi organizado pela Secretaria Adjunta de Cultura, em parceria com os empreendimentos Érika Pipas e Leal Pipas.