Várzea Paulista realiza Semana de Combate à Dengue

Saúde - Cotidiano
De 24 a 28 de março, atividades educativas serão desenvolvidas na cidade
 
De 24 a 28 de março, a Secretaria de Saúde de Várzea Paulista vai realizar diversas atividades em comemoração à Semana de Combate à Dengue. Pedágios pela cidade e atividades educativas nas UBSs visam conscientizar a população da importância de evitar o acumulo de água, na luta contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 
 
Este ano, Várzea Paulista contabiliza 14 casos suspeitos, sendo apenas um caso positivo importado (a pessoa contraiu a doença em outra cidade). Apesar das poucas ocorrências, é importante estar sempre atendo à Dengue, já que a doença pode levar a óbito, como explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nair Pereira da Silva. “Esta é uma doença cíclica, que em alguns períodos tem um número maior de casos e, depois, vai diminuindo”, informa. 
 
Mas os cuidados devem ser permanentes. “A dengue pode matar, principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas”, relata Nair. “Além dos cuidados que a população deve ter, precisamos do apoio dos profissionais de saúde, já que estamos com uma baixa suspeitabilidade da doença. Quanto antes o diagnostico for feito e iniciado o tratamento, melhores são as chances do pacientes”, explica a coordenadora. 
 
 
População também é responsável 
 
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura é importante para conscientizar a população e localizar possíveis criadouros do mosquito, mas o envolvimento da população é de extrema importância na prevenção da doença. “Os moradores da cidade também tem sua parcela de responsabilidade no combate à dengue, assim como empresas e comércios”, fala Kleber. “Somente com o trabalho conjunto conseguiremos eliminar todos os criadouros e evitar que mais pessoas desenvolvam a doença”. 
 
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. “Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução”, informa o supervisor.
 
 
Como prevenir?
 
Mantenha recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. Não deixe água parada em locais como: vidros; potes; pratos e vasos de plantas ou flores; garrafas; latas; pneus; panelas; calhas de telhados; bandejas; bacias; drenos de escoamento; canaletas; blocos de cimento; urnas de cemitério; folhas de plantas; tocos e bambus; buracos de árvores; além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
 
Vale lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois e três dias. Por isso, é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.
 
 
Equipe unida
 
De acordo com o supervisor de Saúde Coletiva, Kleber Zanchin, este ano, a equipe do Setor de Controle de Vetores, está organizando uma grande mobilização. Além dos recursos Estaduais e Federais, o grupo buscou apoio com empresários municipais. “Conseguimos apoio para a aquisição de camisetas, bonés e alimentação. Itens que não são destinados pelos governos”, explica. Segundo Kleber, a iniciativa mostra o entrosamento da equipe. “Queremos desenvolver um trabalho mais próximo à população, mostrando a importância de se prevenir contra a doença”, afirma o supervisor. A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) Campinas, também colaborou com a campanha, encaminhando o material de divulgação.  
 
As empresas de Várzea Paulista que deram apoio social à Semana de Combate à Dengue são: Depósito Figueira Branca, Mercado Brunis, Restaurante Constantino, CLC – Confecções, Empório e Restaurante Sakura, Escritório de Engenharia Riberto Gimene, Consultório Odontológico dr. Carlos Almir de Carvalho e MLM Pastelaria. 
 
 
Programação
 
Dia 24, às 15h30 horas
Abertura oficial das atividades na Secretaria de Saúde;
 
Dia 25, 9 às 12 horas
Pedágio no semáforo do Russi, no bairro Santa Terezinha;
 
De 25 a 28, das 8 às 17 horas
Atividades educativas nas UBSs;
 
Dia 28, das 9 às 12 horas
Pedágio no semáforo em frente à Prefeitura, na Região Central.