Rivaldo visita Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques
Pentacampeão do mundo pela Seleção Brasileira conhece Prefeitura e APAE

Muitas fotos, sorrisos e autógrafos marcaram a visita do ex-jogador de futebol Rivaldo a Várzea Paulista. O atual presidente do Mogi Mirim se reuniu com o prefeito, Juvenal Rossi, e foi recebido pelas crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade, na última quinta-feira (20). O objetivo foi motivar as crianças e fãs do esporte a trilharem a carreira de atleta.

Contente com a recepção e muito atencioso, o pentacampeão do mundo pela Seleção Brasileira, em 2002, destacou a importância de poder ser espelho para jovens que sonham serem jogadores. “Toda a minha carreira é limpa no futebol”.

O ex-atleta se sente gratificado por ser lembrado pela lisura ao longo da trajetória profissional. “Eu sempre gostei de criança” – declarou – “hoje sou um exemplo de atleta, de pessoa”.

Para Juvenal Rossi, receber alguém tão vencedor e idôneo no futebol representa um orgulho para a cidade e uma bela oportunidade de motivar os alunos da APAE que gostam do esporte. Assim como todos os outros funcionários que o recepcionaram, o gestor se mostrou contente com a oportunidade. “Ele tem uma história muito bonita” – destacou – “É um prazer para nós”.

Perspectivas

Agora presidente do Mogi Mirim, clube pelo qual iniciou a carreira, Rivaldo sabe que será desafiador manter as finanças do time, em razão da dificuldade atual para gerir clubes do interior. Sem perder o otimismo, contudo, o ex-jogador busca apoio financeiro. “Estou buscando investimentos”.

Rivaldo se mostra realizado com a carreira e não pensa em ser treinador. A carreira, segundo ele, será dedicada a projetos pessoais e ao maior convívio com a família, já que, quando atleta, o tempo para ficar em casa costumava ser escasso, segundo ele.

Questionado sobre um possível ingresso na profissão de técnico de futebol, o pentacampeão foi enfático. “Nunca pensei em ser treinador”.

Carreira vitoriosa

Aos 41 anos, Rivaldo anunciou sua aposentadoria em 15 de março, após 22 anos nos gramados.

O craque começou a carreira em 1991, pelo Santa Cruz, de Pernambuco. Em 1992, destacou-se pelo Mogi Mirim, campeão da Série A2 do Campeonato Paulista, no time conhecido como “carrossel caipira”. Em 1993, o meia de toque refinado e estilo clássico foi contratado pelo primeiro grande clube brasileiro, o Corínthians. Em 1994, foi a vez do Palmeiras da então gigante Parmalat apostar no craque. Foi o grande maestro do time campeão brasileiro do mesmo ano e, com 14 gols, foi vice-artilheiro da competição. No alviverde, também foi campeão paulista em 1996, quando o time fez mais de 100 gols. No mesmo ano, participou das Olimpíadas de Atlanta, como um dos três maiores jogadores acima dos 23 anos.

Em 1996, o atleta se transferiu ao Deportivo la Coruña, da Espanha. Em 1997, o jogador se transferia ao Barcelona, por quem ganhou a Copa do Rei e a Liga Espanhola. No mesmo ano, voltou à Seleção e participou da Copa das Confederações. No ano seguinte, participou de sua primeira Copa do Mundo, na França e teve grandes atuações, marcando três gols.

Em 1998, faturou a segunda Copa do Rei e ganhou os prêmios de Melhor do Mundo da FIFA e a Bola de Ouro da revista France Football. Em 1999, ganhou a Copa América, pelo Brasil.

Na Copa do Mundo de 2002, Rivaldo foi um dos responsáveis pelo pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira.

Após passagens por Milan e Cruzeiro, o craque se transferiu ao Olimpiakos da Grécia, em 2004. Sua última partida pela Seleção foi em novembro de 2003, em um empate em 3 a 3 com o Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006.

Em 2008, transferiu-se ao Bunyodor, do Uzbequistão. Foi bicampeão nacional, ganhou uma Copa e deu muita visibilidade ao time.

Em 2010, voltou ao Brasil para jogar pelo Mogi Mirim, do qual também já era presidente. Em 2011, teve rápida passagem pelo São Paulo.

De 2012 até a aposentadoria, no último dia 15, o jogador passou pelo angolano Kabuscorp, e pelos brasileiros São Caetano e Mogi Mirim.