Prefeitura faz campanha de arrecadação de óleo de cozinha

Meio Ambiente - Destaques
Trabalho faz parte da comemoração do Dia Mundial da Água (22 de março)

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Paulista promove campanha de arrecadação de óleo, em parceria com o SOS de Várzea Paulista (casa de passagem de moradores em situação de rua) e a ONG “Eco e Vida”. A iniciativa é parte das atividades com vistas ao Dia Mundial da Água – 22 de março. O intuito é promover o aproveitamento do material. Dessa forma, evita-se seu derramamento nos ralos das pias e, consequentemente, nas águas varzinas.

Os cidadãos deverão contatar a “Eco e Vida”. Seus colaboradores recolherão o óleo em cada residência. O material terá dois destinos: fabricação de sabão e repasse para produção de biodiesel. Os recursos gerados serão usados para fins sociais, no SOS de Várzea Paulista.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, João José de Lima, o óleo de cozinha é um dos principais poluentes da água, já que todos o têm em casa e muitas vezes o despejam no ralo da pia.

Como doar

Pode-se contatar a ONG Eco e Vida, pelo e-mail ecoevida@gmail.com ou pelo telefone 9 7433 0194.

Busca de parceiros

A Prefeitura conseguiu apoio da Sabesp, que patrocinará a campanha de publicidade.
Com o apelo publicitário, esperam-se bons índices de doação de óleo de cozinha, segundo o secretário.

Perspectivas

De acordo com o gestor, estuda-se, em parceria com a ONG Eco e Vida, a colocação de eco pontos, locais espalhados pela cidade para o recolhimento do óleo de cozinha, depois de 22 de março. “A gente quer estender para as escolas e UBSs”, destaca.

A ideia, segundo ele, é que existam vários pontos nas diversas repartições públicas de Várzea Paulista ainda este semestre. A ação facilitaria o depósito do material.