CRAS Norte faz oficina sobre reciclagem e uso da água

Desenvolvimento Social - Destaques
Cidadãos assistidos da região aprendem técnicas inovadoras
A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou, na manhã da última terça-feira (18), a primeira das três “Oficinas de Educação Ambiental”, no CRAS Norte – Vila Real. A reunião, com o tema “Educação Ambiental, Reciclagem e Uso Correto da Água”, foi didática e permitiu a confecção experimental de materiais de construção sustentáveis. O objetivo foi conscientizar os moradores da Região Norte sobre usos inteligentes de materiais recicláveis e da água, no dia-a-dia.
 
Quem conduziu as ações foram Lucas Ciola e Marcos Tico, do grupo de trabalho Eparreh (Estudos e Práticas Agrícolas e o Reencantamento Humano), que desenvolve atividades em busca de maior harmonia com a natureza, no cotidiano. 
 
Na visão de Ciola, as oficinas são importantes, pelo aspecto lúdico da atividade e em razão da necessidade atual de cuidar mais do meio ambiente. “O trabalho tem que ser o lazer”, afirmou. 
 
Para Tico, experiente no ramo de construções ecológicas, é possível aplicar os conhecimentos sustentáveis em residências, quadras, centros culturais e vários outros tipos de edificações. “A bioconstrução se enquadra em todos os tipos de construção que pode haver por aí”, explicou.
 
De acordo com a supervisora de Desenvolvimento Social, Cássia Herrera, os moradores poderão por em prática os conhecimentos adquiridos. Entre as atividades que serão desenvolvidas durante as demais oficinas, estão a confecções de cisternas caseiras, painéis de energia solar, entre outros produtos sustentáveis. 
No mesmo dia, à tarde, foi feita uma oficina sobre água potável.
 
Interesse
 
Maria de Fátima Oliveira, moradora da Vila Real faz parte de uma das famílias assistidas pelo CRAS Norte. Ela gostou de saber da realização da oficina e se interessou. “É bom para a gente ficar por dentro dos assuntos”, comemorou.
 
Programação
 
25 de março
 
Palestra e oficina com o tema “Energia Elétrica”
Horário: das 9h30 às 11h30.
 
Endereço
 
O CRAS Norte fica na Rua Capivari, 405 – Vila Real. Mais informações pelo telefone 4596-4738.