Várzea Paulista comemora 49 anos de emancipação

Esporte e Lazer - Destaques
Data será celebrada com caminhada pelo bairro do Mursa e torneio de pipas

No dia 21 de março, Várzea Paulista comemora 49 anos de emancipação. Para celebrar a data serão realizadas diversas atividades recreativas e culturais. A ideia é envolver ao máximo as famílias varzinas.

Na sexta-feira (21), às 8 horas, vai acontecer na sede da Guarda Municipal o hasteamento da bandeira, com a presença de autoridades municipais.
Depois será realizada uma caminhada ecológica até o Orquidário Biorchids, na Serra do Mursa. A saída está programada para as 9 horas, na Rua Pedro Poloni, ao lado da Prefeitura. O trajeto vai seguir pela Avenida Pinheirinho, entrar na Avenida Arnold Gut, até o Orquidário Biorchids, onde haverá visitação orientada.

Os participantes vão receber sementes e poderão participar de um sorteio de orquídeas. Também será feita aula de alongamento. A atividade será monitorada pela Secretaria Meio Ambiente, Esportes, Saúde, Trânsito e GM.

Na mesma data, a partir das 19h30, a Praça São José, no centro, recebe apresentações de dança, teatro e música. Os varzinos poderão curtir os números: Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista, Coral Várzea Encanto, Companhia Arteenager e também um espetáculo de dança do ventre.

Segundo o secretário adjunto de Esportes, Nenê Nivoloni, a Prefeitura quer envolver os munícipes em comemorações saudáveis e educacionais. “Vamos caminhar até a Serra do Mursa e conhecer sua importância para a cidade”, diz. “Convidamos as famílias e toda a população para participar da atividade. É uma ótima oportunidade de passeio”, afirma Nivoloni.

Encontro de Pipas

No domingo, dia 23, acontece o primeiro festival “Amo Pipa”, de Várzea Paulista. O encontro vai reunir competidores de diversas cidades e até outros estados, como Rio de Janeiro, Garulhos, Penha, Leme e Araras.

De acordo com a organizadora Érika de Oliveira, a fabricação de pipas é uma arte e incentiva a criativa de crianças e adultos. “Queremos trazer a cultura da pipa para Várzea Paulista e mostrar que a atividade pode reunir toda a família”, diz.

O festival vai premiar os três melhores colocados, nas categorias: centopéia, engenhosidade, criatividade, riscada, taqueado, barraca, destaque, maior pipa, até 5 metros e menor pipa, entre 0,30 e 0,50 cm.

Os interessados devem ser inscrever no Espaço Cidadania – Av. Ipiranga, 151, Centro – das 9 às 17 horas, ou no dia evento, durante o festival. O “Amo Pipas” será realizado das 8 às 16 horas, na Avenida Paraibuna, no Jardim América I – próximo ao Mercado Dinho.