Mulheres varzinas são homenageadas

Desenvolvimento Social - Destaques
Cerimônia é feita em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
 
O Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista promoveu uma homenagem às mulheres, na última sexta-feira (7), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Com o fim de valorizar as varzinas participantes dos cursos promovidos pela entidade, a cerimônia informal contou com palestra motivacional, brindes, espiritualidade e sorteio de presentes. Mais de 50 pessoas estiveram presentes no evento, no Auditório da entidade.
 
A coordenadora de saúde mental do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil), Sandra Alves, expôs um pouco da importância das conquistas emancipatórias da mulher ao longo dos últimos anos. Mãe e servidora pública, ela deixou clara a importância dos avanços da sociedade, com relação à liberdade de escolhas femininas e participação ativa das mulheres no mercado de trabalho. A autoestima tem crescido e é fundamental, no entender da médica. “Estar bem para cuidar dos outros é importante”, declarou.
 
Sandra também foi homenageada. Outras mulheres foram presenteadas, como foi o caso da funcionária de limpeza, Alice de Oliveira Gonçalves. Além de mãe, é avó de oito netos, ela trabalha no Fundo Social, sempre com muita alegria. São 14 anos de trabalho. Apesar de preferir não falar, ela não conseguiu esconder a satisfação e agradeceu aos organizadores pela homenagem.
 
A presidente da entidade, Ângela Rossi, também recebeu presentes. Para a primeira dama, promover uma homenagem mais informal foi importante para valorizar, sobretudo, as alunas do curso de panificação, do Fundo Social. Em seu entender, trata-se geralmente de pessoas valorosas, caracterizadas pela luta para manter os trabalhos e a harmonia em seus lares. “A mulher é uma pessoa forte, guerreira” – explicou – “dia da mulher é todo dia”.
 
Para Ângela, as aulas são importantes não só pelos conhecimentos, mas pela oportunidade de que interajam e ocupem o dia-a-dia de maneira saudável. “Para elas é muito importante”.
 
 
Prefeito homenageia mulheres na Câmara
 
O prefeito Juvenal Rossi também participou de uma homenagem às mulheres, organizada pela Câmara Municipal. O encontro teve apresentações artísticas e culturais para as participantes. 
 
A secretária de Desenvolvimento Social de Jundiaí, Marilena Negro, falou sobre a luta da mulher nos dias atuais. “Não podemos desperdiçar as oportunidades. O mundo é maior do que as nossas casas. Cada uma deve buscar o seu espaço na sociedade”, afirmou. 
 
Juvenal destacou a importância da mulher na sociedade. “São vocês que fazem a diferença na vida de suas famílias e no desenvolvimento das cidades. Um dia é pouco para a grandeza do papel que vocês exercem no mundo”, relatou.