ICV assume co-gestão do Hospital da Cidade

Gestão Pública - Destaques
Equipe do Instituto de Ciências da Vida (ICV) começou a atuar neste sábado, (1º)
 
A Organização Social Instituto de Ciências da Vida assumiu, no último sábado (1º), a co-gestão do Hospital da Cidade, em Várzea Paulista. O Instituto já vinha atuando, desde dezembro do ano passado, com profissionais da equipe médica. Agora, após passar por um processo de chamamento público, a ICV começar a trabalhar em todas as áreas do HC. A medida objetiva a otimização do atendimento.
 
Para João Gilberto Rocha, diretor de Operações da ICV, os novos serviços serão o diferencial da nova co-gestora. “Vamos trabalhar em busca de uma resolutividade maior, implantando novos serviços”, declara. O Hospital da Cidade vai passar a ter Controladoria de Fluxo, que vai oferecer mais segurança aos pacientes e funcionários; Assistente Social, que vai oferecer um pós atendimento aos pacientes, os encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado para cada caso e um aumento no período de atendimento da equipe ortopédica. 
 
De acordo com o diretor, também será implantado um Sistema de Informações Gerenciais, que terá todas as informações do Hospital da Cidade, como prontuário do paciente e controle de estoque, por exemplo. “Num segundo momento queremos incorporar este serviço a rede de saúde de Várzea Paulista”, destaca João. 
 
O secretário de Saúde de Várzea Paulista, José Roberto Spinucci, tem boas expectativas em relação à nova equipe de gestores. “O Instituto tem se mostrado qualificado e apresentou um projeto de trabalho sério e voltado para o bem estar dos pacientes”, informa. “A ICV tem a intenção de integrar seus trabalhos ao da rede de saúde do município, o que vai agilizar e melhorar nossos serviços”, explica. 
 
 
Equipe técnica
 
A equipe técnica que assume a co-gestão do HC é formada por profissionais da saúde. O médico pediatra, Décio Battistoni, será o diretor técnico do Hospital e o médico cardiologista, Alex do Valle, será responsável pelas coordenações de Pronto Atendimento e Pronto Socorro. 
 
Segundo Battistoni, a população já percebeu as mudanças no HC, e, a partir de agora, a equipe vai dar continuidade ao serviço. “Viemos para acrescentar e ofertar um atendimento de qualidade aos moradores de Várzea Paulista”, diz. Para Valle, protocolos de atendimento serão aprimorados. “Nosso intuito é que os pacientes do HC recebam um primeiro atendimento satisfatório, principalmente nos casos de urgência e emergência”, afirma. 
 
 
Fiscalização 
 
O vereador Mauro Batista, líder do governo na Câmara, afirma que vai fiscalizar o trabalho realizado pela co-gestora, assim como seus colegas do Legislativo. “Pela proposta apresentada, estamos com uma boa expectativa” – afirma – “mas nosso trabalho é fiscalizar e acompanhar o serviço que vai ser feito. A população nos cobra por melhorias na saúde, e é por isso que vamos trabalhar”.