Cemeb José Pedro Musseli promove matinê

Educação - Destaques
“Unidos em Cima da Hora” leva samba e alegria a crianças da creche

Samba, dança, fantasias e diversão. Foi o que experimentaram 70 crianças da Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) José Pedro Musseli, do Jardim Cruz Alta, na matinê feita no local. A escola de samba varzina “Unidos em Cima da Hora” promoveu uma demonstração de folia carnavalesca, com 10 integrantes da bateria, o mestre-sala e a porta-bandeira. O objetivo foi levar cultura nacional e folia aos alunos.

De acordo com a diretora da creche, Sueli da Silva, além do aprendizado promovido pela escola de samba, a socialização entre os alunos é muito positiva. A gestora explicou que as crianças foram preparadas pelas educadoras, para não se assustarem com o som alto e entenderem o evento. A adesão dos familiares dos alunos também foi muito boa, já que entenderam a importância pedagógica da matinê, dentro da programação educativa da creche. “Os pais colocaram as crianças caracterizadas”.

Estagiária da Cemeb e foliã da “Unidos em Cima da Hora”, Janaína Duarte foi quem contatou a escola de samba para realizar a matinê. O momento com as crianças é importante, segundo ela, pois mostra que o carnaval, apesar do preconceito, pode ser uma festa familiar. “Pode ter crianças, famílias”.

O diretor de bateria da “Unidos em Cima da Hora”, Dercílio Duarte, destacou que o grupo gosta de realizar atividades com o público infantil. Este ano, a ideia é participar da festa do Dia das Crianças e do Natal, no Jardim Promeca, onde fica a sede da escola.

Próximas atividades

A diretora Sueli da Silva destaca que estão previstos mais eventos culturais para contemplar as crianças dos outros períodos, nos próximos meses. Em razão da dificuldade de locomoção dos integrantes da escola de samba, a matinê precisou ser feita apenas com os alunos da manhã.