Gestão da merenda de Várzea Paulista recebe certificado de eficiência

Educação - Destaques
Documento garante que merenda está de acordo com diretrizes nacionais
 
Em sua quinta participação no “10º Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar”– concurso promovido pela Ação Fome Zero, a Prefeitura de Várzea Paulista recebeu, em fevereiro, o certificado de gestor eficiente da merenda escolar. Desde o ano passado, a nutricionista Raquel Coelho cumpre os trâmites burocráticos, por meio do envio das documentações ao programa, via internet. O encaminhamento dos dados comprova a transparência dos recursos federais destinados à merenda e o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. 
 
De acordo com a profissional, a proposta enviada pela atual administração teve como tema o “Resgate da História por Meio do Alimento” e foi fruto de uma parceria entre as áreas pedagógica e nutricional. Os alunos puderam trabalhar e aprender com milho verde, mandioca, vegetarianismo e a história das feiras livres. “Os alunos tiveram a oportunidade de participar do pré-preparo dos alimentos”, explica Raquel.
 
O cardápio é feito mensalmente pela nutricionista e transmitido às duas empresas terceirizadas que fazem a merenda. Raquel comemora a grande aceitação por parte dos professores e diretores das unidades escolares. “A gente tem um cardápio diferenciado, muito bem elaborado”.
 
A ideia é manter o padrão de qualidade obtido e sempre cumprir as resoluções federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Este ano, os alunos já têm comido mais ervas e o nível de sódio foi reduzido em 50%, conforme a nova legislação criada em julho de 2013.
 
Novas participações
 
A cidade participará novamente do “10º Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar”, com o tema “Use o Sal com Sabedoria com a Inclusão de Ervas e Condimentos”. As 10 prefeituras premiadas são homenageadas em Brasília, no final do ano, com a presença de ministros, empresários de renome e outras autoridades.