Transporte Público é tema da reunião do Aglomerado Urbano

Implantação do transporte metropolitano é um dos objetivos dos prefeitos
Nesta quarta-feira (19), os prefeitos que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), reuniram-se na Prefeitura jundiaiense, para debater a questão do transporte público. Com o aumento das tarifas intermunicipais, implantado pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), no último domingo (16), o assunto foi tratado como prioridade.    
 
O presidente do AUJ, Ricardo Bocalon, ressaltou que os prefeitos estão trabalhando a favor da população e buscando a melhor solução possível para a questão. “Sempre debatemos a criação do transporte metropolitano no Aglomerado Urbano. Com isso, evitamos aumentos que consideramos abusivos, como os que aconteceram na região, que variam de 7 a 9%”, informa. 
 
Segundo Bocalon, os representantes do AUJ vão agendar uma reunião com o secretário estadual da Casa Civil, Edson Aparecido, para os próximos dias, para que a questão do transporte público e o aumento implantado pela Artesp sejam discutidos. “Queremos uma discussão mais ampla sobre o transporte público. Levantando questões como a dos itinerários, horários e número de carros que realizam o transporte”, diz. “O que buscamos é qualidade”, afirma o prefeito de Itupeva. 
 
O intuito do presidente do AUJ é que a reunião na Casa Civil seja realizada em até oito dias. “Depois de conquistarmos o transporte metropolitano, vamos buscar a implantação do Bilhete Único, e quem sabe, numa discussão mais ampla, até a ligação com os trens”, relata Bocalon.   
 
A implantação do transporte metropolitano nas cidades que fazem parte do AUJ é vista como uma solução para a melhoria do transporte público, de acordo com os prefeitos que fizeram parte do encontro. “Queremos o êxito desta questão através do dialogo político, mas se houver necessidade, seguiremos pelos caminhos jurídicos para proteger a população”, finaliza. 
 
Artesp
 
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, destacou durante o encontro que os aumentos foram implantados pela Artesp, e que os municípios não têm autonomia para impedir tal ato. “Nossa grande preocupação é com a população. Com o aumento da tarifa sabemos que quem sofre é o trabalhador, mas muitas vezes estamos de mãos atadas e não temos como impedir essas alterações”, explica. 
 
Por isso, os prefeitos do AUJ vão trabalhar unidos para buscar a implantação do Transporte Metropolitano, informa Juvenal. “O Aglomerado é nossa ferramenta para lutar por um transporte de qualidade”, afirma.