Defesa Civil de Várzea Paulista recebe aplicativo criado por alunos do SESI

Notícias
Aplicativo será utilizado para alertar moradores de áreas atingidas por catástrofe

A prefeitura de Várzea Paulista, através da Defesa Civil recebeu nesta quarta-feira (12), um aplicativo que ajudará no monitoramento de desastres. O programa esta sendo desenvolvido por alunos do SESI CE179, de Jundiaí, para alertar os moradores de áreas atingidas por catástrofe.

Os alunos foram recebidos pelo prefeito Juvenal Rossi e pelo diretor da Defesa Civil, Cristiano Vargas. O aplicativo batizado de Jedi’s Stay Safe, funciona em celulares com o sistema operacional Android e mostra através do GPS, áreas atingidas por desastres naturais, como enchentes, por exemplo. Ele será colocado em teste pela Defesa Civil de Várzea Paulista.

Além disso, o aplicativo apresenta uma descrição do desastre e cria uma rota de fuga. Para Clayton Rafael Ribeiro Junior, analista e mentor da equipe de Jundiaí, o aplicativo possibilita segurança, mesmo em casos de desastre. “Ter uma localização segura e uma rota de fuga é muito importante nessas situações”. Clayton conta que o protótipo será colocado em teste pela defesa civil de Várzea Paulista e ressalta que é muito gratificante ver o resultado do projeto. “Saber que o projeto está em uso e ajudando as pessoas incentiva os alunos a continuarem estudando e buscando conhecimento”.

O prefeito Juvenal Rossi parabenizou a iniciativa dos jovens. “É muito bom jovens com iniciativas assim. Eles trazem uma lição de que é possível buscar coisas nobres e ajudar as pessoas.”

O evento contou também com a presença do diretor regional do SESI de Jundiai, Jader Luiz Serni. Para ele a parceria é uma oportunidade dos alunos concretizarem um projeto em que trabalharam muito e uma confirmação da proposta do SESI. “Espero que o empreendedorismo dessa ação incentive outros alunos a buscar conhecimento e acreditar em seus projetos”.

O diretor da Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, ressalta que o projeto vem ao encontro de algumas necessidades. “O aplicativo é uma conquista dos alunos e espero que possa ajudar muito em nosso trabalho” conta Vargas.

Para a aluna Emmanuely Oliveira, 14 anos, o tema levanta questionamentos sobre o futuro da sociedade. “É uma forma de pensarmos ferramentas para melhorar a vida das pessoas”.

A ideia surgiu a partir de uma competição de robótica promovida pela FIRST® LEGO® League, da qual os alunos participam. O objetivo da disputa é promover o bem estar das pessoas e tem como tema da competição “Catástrofes Naturais”. A equipe de Jundiaí ficou entre as 10 equipes do estado de São Paulo que participaram da etapa nacional e concorreram a uma Vaga no mundial em Saint Louis, nos Estados Unidos.