Defesa Civil de Várzea Paulista recebe aplicativo criado por alunos do SESI

Governo e Administração - Destaques
Aplicativo será utilizado para alertar moradores de áreas atingidas por catástrofe

A prefeitura de Várzea Paulista, através da Defesa Civil inicia nesta quarta-feira (12), uma parceria que vai ajudar no monitoramento de desastres. Um aplicativo que esta sendo desenvolvido por alunos do SESI CE179, de Jundiaí, para alertar os moradores de áreas atingidas por catástrofe.

Os alunos serão recebidos pelo prefeito Juvenal Rossi e pelo diretor da Defesa Civil, Cristiano Vargas, na Câmara Municipal, às 14h30. O aplicativo batizado de Jedi’s Stay Safe, funcionará a principio em celulares com o sistema operacional Android e mostra com auxilio do GPS, áreas atingidas por desastres naturais, como enchentes, por exemplo.

Além disso, o aplicativo apresenta uma descrição do desastre e cria uma rota de fuga. Para Clayton Rafael Ribeiro Junior, analista e mentor da equipe de Jundiaí, o aplicativo possibilita segurança, mesmo em casos de desastre. “Ter uma localização segura e uma rota de fuga é muito importante nessas situações”.

Para a aluna Emmanuely Oliveira, 14 anos, o tema levanta questionamentos sobre o futuro da sociedade. “É uma forma de pensarmos ferramentas para melhorar a vida das pessoas”.

A ideia veio dos alunos para uma competição de robótica promovida pela FIRST® LEGO® League, que tem o objetivo de promover o bem estar das pessoas. O tema da competição foi “Catástrofes Naturais”. A equipe de Jundiaí ficou entre as 10 equipes do estado de São Paulo que participaram da etapa nacional e concorreram a uma Vaga no mundial em Saint Louis nos Estados Unidos.

A Câmara Municipal está localizada na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 – Centro.