Servidor Público incentiva reciclagem na Prefeitura de Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques
José Ariovaldo de Campos destina materiais descartados pela Secretaria de Infraestrutura para a reciclagem
 
“Muitas pessoas falam e não fazem. Eu optei por fazer”. É assim que o servidor público, José Ariovaldo Campos resume sua atitude de recolher os materiais descartados pela Secretaria de Infraestrutura e encaminhá-los para a reciclagem. 
 
Com simplicidade no olhar, muito conhecimento sobre meio ambiente e reutilização de materiais, o funcionário que trabalha há seis anos na Prefeitura, tomou a iniciativa de fazer a sua parte por um mundo melhor. “A reciclagem é muito importante para a preservação do meio ambiente. Esse calor das últimas semanas, as enchentes. Tudo isso é um reflexo da situação do planeta”, informa. “Existem estatísticas da década de 80, que apontam o que estamos vivendo hoje”, explica. “Sabendo disso, não poderia ter outra atitude, que não fosse contribuir para amenizar essa situação”, diz Campos. 
 
Garrafas PET, copos descartáveis, embalagens de margarina, papel, vidros, tudo é devidamente separado e destinado para a reciclagem. “Além de contribuir com o meio ambiente, tenho uma renda extra no final do mês. Se cada um fizer a sua parte, talvez seja possível reverter a atual situação do planeta”, diz.
 
Reconhecimento
 
Em reconhecimento a iniciativa do servidor, o prefeito Juvenal Rossi, o recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (4). “Este é um tipo de homem que tem que ser valorizado”, afirma o prefeito. “O José é um exemplo de cidadão, uma pessoa que faz a diferença para nossa cidade. Temos que enaltecer essa atitude, para que seja seguida por mais pessoas”, explica. 
 
O secretário de Infraestrutura Renato Germano, também parabeniza o trabalho de reciclagem desenvolvido pelo servidor. “Ele supera as nossas expectativas. É um exemplo para todos nós”. 
 
Superação
 
Apesar de fazer um belo trabalho, José informa que muitas vezes sofre preconceito. “As pessoas me vêem pegando latinhas, garrafas PET e dão risada. Elas não sabem que vivo de uma maneira honesta e estou contribuindo com a natureza”, desabafa. 
 
José destaca uma importante questão: “as pessoas não se importam com o lixo, depois que ele sai de suas casas”. “Muitas tem vergonha de levar o próprio lixo embora, mas não se importam de jogar seus restos no chão ou no rio”, denuncia. 
 
Ariovaldo também fala sobre a importância da separação correta do lixo orgânico e reciclável e a maneira certa de armazenar o material que pode ser reutilizado. Apesar de todas as adversidades que enfrenta para realizar seu projeto de reciclagem, ele afirma que tudo vale a pena. “Não podemos esperar tudo do outro. Cada um tem que fazer a sua parte. Eu já faço a minha e sou muito feliz por isso”, finaliza.