Defesa Civil de Várzea Paulista receberá equipamento de monitoramento criado por alunos do SESI

Governo e Administração - Destaques
A prefeitura de Várzea Paulista, através da Defesa Civil receberá na próxima quarta-feira (12), um aplicativo que ajudará no monitoramento de desastres. O aplicativo criado por alunos do SESI (Sifico) visa monitorar áreas atingidas por catástrofe.

Os alunos serão recebidos pelo prefeito Juvenal Rossi e pelo diretor da Defesa Civil, Cristiano Vargas, no Espaço Cidadania, às 14h30. O aplicativo batizado de Jedi’s Stay Safe, funciona em celulares com o sistema operacional Androide e mostra através do GPS, áreas atingidas por desastres naturais, como enchentes, por exemplo.
Além disso, o aplicativo apresenta uma descrição do desastre e cria uma rota de fuga. Para Clayton Rafael Ribeiro Junior, analista e mentor da equipe de Jundiaí, o aplicativo possibilita segurança, mesmo em casos de desastre. “Ter uma localização segura e uma rota de fuga é muito importante nessas situações”.

Para a aluna Emmanuely Oliveira, 14 anos, o tema levanta questionamentos sobre o futuro da sociedade. “É uma forma de pensarmos ferramentas para melhorar a vida das pessoas”.

O aplicativo foi criado pelos alunos para uma competição de robótica promovida pela Lego (Lego Firt League), que tem o objetivo de promover o bem estar das pessoas. O tema da competição foi “catástrofes naturais”. A equipe de Jundiaí ficou entre as 60 equipes finalistas em nível nacional e concorrerá ao prêmio final em Brasília.