Projeto “Conto Encanto” incentiva alunos a ler

Esporte e Lazer - Destaques
Iniciativa da Biblioteca Municipal leva baú de livros para as escolas municipais

o início das aulas na rede municipal de ensino, no dia 11 de fevereiro, a Biblioteca de Várzea Paulista “Profª. Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini”, retoma o projeto “Conto Encanto”. A iniciativa tem como objetivo incentivar o hábito da leitura nos alunos da rede municipal, levando um baú de livros até as escolas.

Para participar do projeto, basta que a educadora entre em contato com a Biblioteca, solicite o material e informe a faixa etária dos estudantes.

De acordo com a bibliotecária Marli Zoratto dos Santos são montados baús com 50 livros, que podem ser de temas específicos, voltado para o projeto sugerido pela professora ou literatura infantil em geral. “Temos autores como Rute Rocha e Ziraldo, além de fantoches e dedoches para os menorzinhos”, relata.

As professoras interessadas em participar do projeto podem obter mais informações pelo telefone 4595-3554, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A Biblioteca Municipal “Profª. Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini” está localizada no prédio do Espaço Cidadania, na Av. Ipiranga, nº 151, Centro.

Acervo diversificado

A Biblioteca Municipal possui um acervo com mais de 21 mil títulos, entre clássicos da literatura nacional e internacional, livros didáticos, infanto-juvenis, infantis e best-sellers. Os pequenos leitores também têm um cantinho especial. Sofás, almofadas e muitos livros e gibis auxiliam as crianças a entrarem no mundo da leitura. A Biblioteca também disponibiliza revistas e jornais de circulação na região e no estado.

Para realizar empréstimos, basta fazer uma carteirinha de sócio. Para se cadastrar é necessário apresentar comprovante de residência e uma foto 3×4. “Cada pessoa pode levar até cinco livros, que devem ser devolvidos em 15 dias”, explica Marli. O local também aceita a doação de livros de literatura em bom estado.

O acervo da Biblioteca é informatizado e as buscas por títulos, autores e assuntos podem ser realizadas em um terminal que fica no local, ou pela internet, no portal da Prefeitura (www.varzeapaulista.sp.gov.br), através do link Governo Eletrônico, no ícone Educação, no qual se visualiza o serviço de consulta à Biblioteca.