Biblioteca de Várzea Paulista tem vasto arquivo para deficientes visuais

Educação - Destaques
Acervo reúne mais de 500 arquivos inclusivos, entre CD’s, DVD’s e livros impressos
Os deficientes visuais de Várzea Paulista e região podem aproveitar o vasto acervo inclusivo da Biblioteca Municipal de Várzea Paulista para colocar a leitura em dia. O acervo varzino possui 540 arquivos, entre livros impressos, livros falados em MP3, CD’s e DVD’s. O material inclui literatura infantil, juvenil e adulta. 
 
Entre os autores disponíveis estão Érico Veríssimo, Lourentino Gomes, Monteiro Lobato, Agatha Christie, Shakespeare, J.D.Salinger, entre outros. Estão disponíveis aos deficientes visuais livros como O tempo e o Vento, 1808, Reinações de Narizinho, O homem do Terno marrom, Romeu e Julieta e O apanhador no campo de centeio. Por meio dos DVD’s é possível ter acesso a temas diversificados, como dança, arte, história, matemática, ciências e orientação sexual. 
 
Para a bibliotecária Marli Zoratto dos Santos, a diversidade do acervo é um incentivo para que o deficiente visual se interesse pela leitura e amplie seus conhecimentos. “Esse público tem os mesmos direitos à informação de uma pessoa que enxerga. Por isso, devemos colaborar para que tenha contato com materiais literários para seu prazer, crescimento intelectual e profissional”, explica a bibliotecária.
 
Braille: ação e transformação 
 
Para fortalecer esse acesso, a coordenação da Biblioteca tem o intuito de desenvolver o projeto “Braille: Ação e Transformação”, que tem como objetivo estimular a leitura do deficiente visual de Várzea Paulista e da região. “Nossa ideia é levar os livros até o deficiente visual, já que muitos precisam ser acompanhados para vir até a biblioteca e ter acesso ao material”. 
Como o serviço ainda não está disponível, os interessados podem se cadastrar e obter mais informações sobre o acervo inclusivo pelo telefone 4595-3554, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 
 
21 mil livros
 
Além do material dedicado aos deficientes visuais, a Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini” possui um acervo com mais de 21 mil títulos, entre clássicos da literatura nacional e internacional, livros didáticos, infanto-juvenis, infantis e best-sellers. E também disponibiliza revistas e jornais de circulação na região e no estado.
 
Serviços
 
Para fazer empréstimos basta fazer uma carteirinha de sócio. É necessário apresentar comprovante de residência e uma foto 3×4. “Cada pessoa pode levar até cinco livros, que devem ser devolvidos em 15 dias”, explica Marli. O local também aceita a doação de livros de literatura, em bom estado.
 
O acervo da Biblioteca está todo informatizado e as buscas por títulos, autores e assuntos podem ser realizadas em um terminal que fica no local, ou pela internet, no portal da Prefeitura (www.varzeapaulista.sp.gov.br), através do link Governo Eletrônico, no ícone Educação, no qual se visualiza o serviço de consulta à Biblioteca. 
A Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini” está localizada no prédio do Espaço Cidadania, na Av. Ipiranga, nº 151, Centro.