Segurança de Várzea Paulista ganha reforço

Governo e Administração - Destaques
Câmeras de vídeo serão instaladas na cidade para ampliar o monitoramento 
 
Nesta segunda-feira (6), a Guarda Municipal de Várzea Paulista deu início ao projeto de vídeo monitoramento na cidade. A primeira câmera, que está operando em fase de teste, foi instalada na Praça São José, na área central do município. O aparelho tem a capacidade de ampliar a imagem em até 23 vezes e faz a capitação dos vídeos em 360 graus. 
 
De acordo com o secretário de Segurança Laércio Bifani, com a câmera é possível ter uma área maior de cobertura da GM, além de realizar o monitoramento a distância. “Agora podemos acompanhar o que está acontecendo em tempo real e dar uma resposta mais rápida à população”, afirma. 
 
Para se ter uma ideia do poder de alcance do aparelho, com a câmera localizada na Praça São José é possível ter imagens da Av. Sorocaba, Marginal do Rio Jundiaí e de áreas próximas ao Ginásio Ayrton Senna. Além de ter clareza de ruas como a São José, Coronel Álvaro de Castro, José Dias de Castro e Arnold Gut. “Nessa fase inicial escolhemos este ponto, do qual é possível ter uma visão ampla da região central da cidade”, esclarece o secretário. 
 
O prefeito Juvenal Rossi acompanhou as primeiras imagens capturadas pelo vídeo monitoramento e ficou satisfeito. “Nosso intuito é fortalecer a Guarda Municipal e investir na segurança preventiva”, explica. “Queremos aumentar a sensação de segurança dos cidadãos e comerciantes de Várzea Paulista e buscar na tecnologia uma aliada no trabalho desenvolvido pela GM”, diz Juvenal. 
 
Em aproximadamente dois meses, outras nove câmeras serão instaladas na cidade, começando pelo ponto da Rua Olívio Mouro, seguindo por toda a Avenida Fernão Dias e finalizando na Praça da Liberdade. “Quando todas as câmeras estiverem instaladas teremos uma visão geral sobre a área central de Várzea Paulista, inclusive do Viaduto dos Emancipadores e da estação ferroviária”, explica Bifani.