Alunos do projeto “Valor do Esporte” ganham cestas de Natal

Esporte e Lazer - Destaques
Funcionários da DHL patrocinam iniciativa, durante clínica de tênis de final de ano

Os alunos do projeto “Valor do Esporte” – cujas aulas inserem jovens varzinos no tênis – ganharam uma cesta de Natal, na manhã da última segunda-feira (23), no Parque das Orquídeas. O presente foi dado, como incentivo aos jovens, pelos funcionários do setor de Compras da DHL, de Louveira. Na clínica de tênis, acompanhada por autoridades de Várzea Paulista, as crianças puderam jogar com o ex-tenista Júlio Silva e outros atletas.

A ideia partiu do diretor de Compras da empresa, Renato Honorato. Ele tomou conhecimento do projeto há 3 anos, por praticar tênis em Louveira e ter conhecido Émerson Lima, um dos fundadores do “Valor do Esporte”. É a segunda vez que ele organiza a doação de cestas de Natal.

O esporte, segundo ele, é fundamental na vida de qualquer cidadão. “Achei que é um projeto interessante, de tirar as crianças da rua, trazê-las para um esporte”, explicou.

A iniciativa de doar as cestas motiva as crianças, mas também reconhece o esforço dos pais, já que, de acordo com Honorato, sem a liberação dos responsáveis pelas crianças, elas não teriam a liberdade de participar das aulas.

Para Émerson Lima, o evento ajuda a estimular ainda mais os alunos, até mesmo pela presença do ex-atleta Júlio Silva, um dos exemplos de superação no esporte. “Eles têm uma oportunidade a mais para sair das ruas, do caminho das drogas”, afirmou.

Agora professor em uma academia de tênis em Araçatuba, Júlio já foi pegador de bolas (repõe as bolinhas para os jogadores) e nasceu na Vila Nambi, bairro carente de Jundiaí. O ex-atleta encerrou a carreira este ano. Como jogador, chegou a ser o 3º maior do Brasil, em 2009. Para ele, são únicas as oportunidades de estar perto de atletas e ex-jogadores de renome e absorver sua experiência.

Um dos padrinhos do “Valor do Esporte”, Silva explicou aos jovens presentes a importância de valorizar as aulas, uma vez que podem proporcionar um bom futuro, seja como atleta ou professor. Sua presença no evento, para ele, pode motivar ainda mais as crianças. “Para mim, é muito gratificante” – revelou – “eu comecei como a molecada”.

Referências

Outro espelho para os jovens, segundo Lima, é o medalhista de ouro, Paulo Carriel, 17 anos – 7º colocado no ranking da Liga Jundiaiense de Tênis na Categoria MB. O jovem varzino participa do projeto. Hoje, já é atleta e auxilia a iniciativa, de maneira voluntária. Visivelmente emocionado, ele agradeceu aos professores pela oportunidade dada quando ainda tinha problemas escolares e não tinha acesso ao tênis.

Também o caso da atleta jundiaiense Érica Drozd de Pereira, 16 anos, madrinha do “Valor do Esporte”. No início do ano, ela chegou ao topo do ranking nacional de sua idade e, em 2014, disputará vários torneios na categoria sub-18. “É bem legal estimular as crianças” – comemorou – “Fico feliz em poder ajudar”.

Boas perspectivas

Os materiais esportivos adequados são muito importantes para o bom rendimento dos alunos, segundo Honorato. A ideia do diretor de compras da DHL é que, em breve, com os trâmites burocráticos necessários dos responsáveis pelo projeto junto à Prefeitura, a empresa possa auxiliar ainda mais a iniciativa.

Quem também está otimista é o professor Émerson Lima. Ele destacou que, no ano que vem, a Prefeitura apoiará ainda mais as aulas.

Carreira vitoriosa

Júlio Silva tem trajetória profissional marcada pela boa posição no ranking da ATP – em 2009, ficou entre os 150 primeiros colocados e tornou-se o 3 º melhor tenista brasileiro em atividade – e por ter chegado à final do Challenfer de Cali, em 2010. Além disso, ganhou várias competições na categoria simples.

Como se inscrever “Valor do Esporte”

Os jovens interessados (5 a 17 anos) devem se dirigir – preferencialmente acompanhado pelo responsável – ao Parque das Orquídeas, às segundas, quartas ou sextas, das 08 às 11 horas ou das 14 às 17 horas. Após o recesso de verão, as atividades se reiniciam na primeira semana de fevereiro, nesses mesmos horários. Não é necessário ter raquete para participar.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo telefone 11 9 9836 1741 (Émerson), no Parque das Orquídeas ou no Ginário Ayrton Senna, junto ao departamento de Esportes da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Os jovens são iniciados no esporte, costumam acompanhar competições e quem se destaca consegue bolsas em centros esportivos da modalidade.