Primeira turma da Guarda Municipal comemora 22 anos

Casa Civil - Destaques
Grupo começou com 25 homens, que zelavam por Várzea Paulista
 
Neste sábado (30), a primeira turma de Guardas Municipais de Várzea Paulista comemora 22 anos de trabalho. Dos 25 homens que iniciaram o trabalho em 1991, sete continuam atuando no município: os inspetores Afonso e Alfredo, subinspetores Wilde, Rafael e Valdir e os GMs de 1ª Classe, Góes e Gilmar. 
 
De acordo com o inspetor Afonso, o trabalho da Guarda Municipal evolui bastante em Várzea Paulista, conquistando mais estrutura, condições de trabalho, equipamentos e viaturas. “Quando começamos a GM funcionava na antiga Continental, próxima à linha férrea, em um local precário. Não tinha veículos próprios, trabalhávamos com dois fuscas emprestados da Prefeitura”, conta. Hoje, a realidade é outra. “Temos uma equipe bem preparada, a maioria dos GMs tem curso superior e passam por treinamentos constantemente”. 
 
Apesar das dificuldades estruturais, o grupo zelava pela cidade e seus munícipes. “Fazíamos a ronda escolar noturna, nas escolas municipais e estaduais”, lembra Afonso.
 
Em todos estes anos de trabalho, o inspetor se lembra emocionado de um dos momentos mais marcantes de sua carreira. “Realizamos um parto dentro da viatura e ajudamos uma bela menininha a nascer”, relata, enfatizando o papel da guarda no município. “A GM na cidade é uma realidade na segurança publica, prestamos diversos serviços à população e ao setor publico”. 
 
E ao completar mais de duas décadas de trabalho, o inspetor Afonso ressalta que, para seguir a carreira, é necessário ter amor à profissão. “Não é um serviço fácil, passamos por muitos riscos, mas ajudar as pessoas é nossa grande recompensa”, finaliza. 
 
Atualmente a Guarda Municipal de Várzea Paulista conta com 120 guardas e tem conquistado destaque com os trabalhos inovadores que realiza, como o treino com arco e flecha e o monitoramento aéreo das áreas verdes, com aeromodelos.