Fundo Social inicia decoração do Natal Iluminado Sustentável

Desenvolvimento Social - Destaques
O projeto traz a preocupação social e ambiental e o estímulo ao comércio local
 
Os funcionários do Fundo Social de Solidariedade e alguns voluntários que confeccionaram os enfeites natalinos de material reciclável começaram a enfeitar a Avenida Fernão Dias Paes Leme, no centro de Várzea Paulista. Duas árvores de aproximadamente 4 metros já foram montadas nas rotatórias do Russi e das Lojas Cem e as estruturas dos arabescos já foram colocadas. Os enfeites são todos feitos de garrafas pets. O objetivo é conferir à cidade um clima natalino, de maneira econômica e sustentável.  
 
A iniciativa faz parte do Projeto Natal Sustentável Iluminado, trabalho desenvolvido pelo Fundo Social. Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade e idealizadora do projeto, Ângela Rossi, a escolha das garrafas pets foi justamente pela preocupação ambiental. Toda a avenida será decorada com as guirlandas, bolas e estrelas. Todo trabalho foi feito artesanalmente e contou com a colaboração de voluntários do Fundo Social e entidades da cidade. Foram utilizadas mais de 14 mil garrafas. “O projeto envolve preservação ambiental, preocupação social e embelezamento da cidade”, conta.
 
 
Arte e opções de compras
 
Além da decoração de Natal, a cidade receberá uma feira de artesanato na Avenida, que terá o trânsito de um trecho desviado para a rua paralela. Segundo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico Ernaldo Artur de Melo, a intenção é criar um pequeno calçadão onde as pessoas possam passear e fazer suas compras. Confira a programação:
 
7 e 14 de dezembro 
Praça Castro Alves – 9 às 17 horas;
19 a 22 de dezembro
Avenida Projetada – 9 às 17 horas.
 
 
Cultura natalina
 
Para completar o clima natalino, a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer está preparando diversas apresentações que serão realizadas no Espaço Cidadania, entre elas um teatro sobre o Natal, a banda Sinfônica Jovem e o lançamento do coral da cidade. Também estão preparando um espaço que será montado na área externa, intitulado “Mundo encantado do Papai Noel”. O secretário adjunto de Cultura, José Moreira, conta que a intenção é criar um lugar para as crianças e famílias tirarem fotos e confraternizarem. Confira a programação:
 
21 de dezembro, às 15 horas
Projeto Ação e Alegria – Especial de Natal Casa do Papai Noel – na Avenida Projetada; 
 
20 e 21 de dezembro, às 20 horas
Peça Teatral “Antes e Depois da Ceia” – no Espaço Cidadania;
 
20 e 21 de dezembro, a partir das 15 horas
Praça de Artesanato;
 
  20 e 21 de dezembro, a partir das 19h30
Coral Municipal e banda sinfônica jovem – 20 e 21/12;
 
20 e 21 de dezembro, a partir das 15 horas
Sarau – na Praça Castro Alves.