Várzea Paulista comemora a Semana da Consciência Negra

Esporte e Lazer - Destaques
Capoeira, exposições e palestras movimentaram a cidade
 
A Secretaria de Cultura realizou durante toda a semana atividades em comemoração a Semana da Consciência Negra. O dia 20 de novembro, feriado na cidade, é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
 
Entre as atividades uma exposição intitulada “Negro e Luz” foi montada no Centro Cultural e permanece até domingo (24). A exposição traz frases e pensamentos de personagens históricos que lutaram pela igualdade racial e o respeito. 
 
O centro cultural traz também uma exposição com banners e esculturas que contam um pouco da história e da cultura negra, representando os diversos momentos e civilizações. Os Negros nas artes plásticas, na literatura e na música são alguns dos temas da exposição. O responsável pela exposição Walter de Ode, conta que ela é fruto de muita pesquisa, e faz parte dos estudos Confederação Internacional da Tradição da Cultura Afro Brasileira e Amerindígena, que está presente em diversos países e tem sua sede em Várze Paulista.
 
Nesta quarta (21) os alunos da CEMEB Juvelita Pereira da Silva puderam participar das comemorações. Além de visitar a exposição, participaram de palestras e apresentações de capoeira e maracatu. Para a professora Débora Brun Martinelli a participação das crianças na atividade estimula o respeito ao próximo, além de trazer conhecimento da importância da cultura afro e a formação cultural brasileira. “Os alunos gostaram muito. Participaram questionando e trocando informações e estão encantados com as apresentações”. A professora ressalta ainda que as apresentações e o clima do evento são contagiantes.
 
A aluna Estefani Silva Paulino, 10 anos, conta que adorou participar e que esta encantada com a apresentação de Maracatu. “É tudo muito lindo, a história dessas pessoas, as esculturas, mas o que mais gostei é som que eles fazem”.
 
David Lito regente do grupo do grupo de Maracatu conta que o objetivo do grupo é despertar o interesse das crianças para o Maracatu que um movimento da cultura negra e que trabalhar com as crianças é sempre gratificante. “Essa energia das crianças é o que renova o grupo. Não poderia ter sido melhor”.