Tire o peso da dúvida, faça o teste de AIDS

Saúde - Cotidiano
Campanha Fique Sabendo acontece de 25 a 29 de novembro em Várzea Paulista
 
A campanha Fique Sabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame para detectar precocemente a doença. Este ano, a campanha tem como tema “Tire o peso da dúvida” e será realizada de 25 a 29 de novembro, em Várzea Paulista.
 
O teste convencional pode ser realizado em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) do município. No CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), o paciente pode fazer o teste rápido, que fica pronto em 15 minutos. Não é necessário marcar hora ou ter pedido médico.
 
De acordo com a enfermeira responsável pelo CTA varzino, Maria Heloísa Gebram, o teste é indicado para todas as pessoas com vida sexualmente ativa. “Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo importantíssimo para a preservação da saúde”, afirma. 
 
O teste é importante e recomendado para todas as pessoas que já tiveram pelo menos uma relação sexual sem preservativo na vida, ele é gratuito e totalmente sigiloso. Somente o paciente fica sabendo do resultado. 
 
Em caso de dúvidas, ou para mais informações, procure a UBS mais próxima ou entre em contato com o CTA, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ao lado da UBS São José, localizada na Praça Castro Alves, s/nº, Vila São José. O telefone é 4596 5130.