Seminário encerra atividades do Pacto de Alfabetização na cidade

Educação - Destaques
Nesta sexta (22), a Secretaria de Educação realizou um seminário para encerrar o curso do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 200 professores do ciclo 1 (1º ao 3º ano) que participaram do curso durante o ano fizeram a exposição de seus projetos e socializaram as experiências. O seminário aconteceu no Unianchieta, em Várzea Paulista.
 
O PNAIC foi implantado no inicio deste ano e visa garantir a alfabetização de todas as crianças até oito anos de idade. Conta com o apoio e incentivos financeiros do Governo Federal, além de assistência técnica e pedagógica através de formações para os professores alfabetizadores.
 
O prefeito Juvenal Rossi participou da abertura do evento e ressaltou a importância de um curso como esse. “A educação precisa  realmente de um Pacto entre professores, família e comunidade. É essa união que trará a mudança de comportamentos  e para isso é necessário o empenho de todos”.
 
O secretário de Educação professor Rodolfo Braga também acompanhou a abertura do seminário e ressaltou a importância da mobilização da educação para reduzir os índices de analfabetismo entre as crianças com idade escolar, que hoje é de 15,2% no país. “Todas as crianças precisam saber ler e escrever”.
 
Para Kátia Regina de Mattos Lima, coordenadora da escola Oswaldo Camargo Pires, a iniciativa é um salto para a melhora do ensino. “A partir do momento em que o aluno é letrado ele consegue entender as mensagens e ter mais interação com o mundo”.
 
O evento contou ainda com apresentação dos alunos da escola João Nalini cantando músicas brasileiras. Além do Seminário, o encerramento do ano terá uma avaliação para os alunos em fase de alfabetização. A prova será realizada por uma empresa contratada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). O objetivo da avaliação é verificar como os estudantes se saem em leitura, interpretação e escrita.