Profissionais da saúde participam de capacitação sobre saúde mental

Saúde - Cotidiano
Psiquiatra Marianne Herrera dá orientações de como identificar e agir em casos de pacientes com descontrole psíquico.
Nesta terça-feira (12), profissionais da rede de saúde de Várzea Paulista, que atuam em UBSs, no Caps e no Hospital da Cidade participaram, no Espaço Cidadania, de uma capacitação sobre saúde mental. A palestra foi realizada pela psiquiatra Marianne Herrera, que trabalha na rede municipal, para melhorar o atendimento municipal.
A profissional orientou os servidores sobre como identificar e agir em casos de descontrole psíquico. Também foram dadas informações de como avaliar a causa do descontrole, o diagnostico psiquiátrico do paciente, situações agravantes, entre outros. 
 
“Ao identificar as causas do desequilíbrio do paciente, o profissional de saúde pode agir adequadamente e evitar o agravamento do quadro”, explica a médica. 
Segundo Marianne é importante desmistificar o paciente psiquiátrico. “A informação combate o preconceito, não só da população em geral, mas dos funcionários da saúde”, diz. “Essa capacitação é voltada para o dia a dia dos profissionais e para melhorar o atendimento aos pacientes”, afirma a psiquiatra. 
 
Capacitação
 
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental de Várzea Paulista, Sandra Silvestrini, a capacitação tem como objetivo sanar as dúvidas dos servidores que atuam na rede de saúde. “Fizemos um levantamento entre os funcionários sobre os temas de maior dúvida, e como lidar com pacientes em crise foi o escolhido”, informa. “Com essa capacitação esperamos unir os serviços, trocar experiências e esclarecer as dúvidas”. 
 
A formação, que tem certificado pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), vai abranger cerca de 100 servidores municipais. “Este foi apenas o início. Aqui recebemos o conteúdo teórico, mas a pratica será no dia a dia”, informa Silvestrini. 
 
Atendimento qualificado
 
A técnica em enfermagem, Vivanea Roque, trabalha na UBS do Jardim América 4 e conta que já vivenciou os casos explicados pela psiquiatra. “Já atendemos pacientes com transtornos ou familiares que tem algum parente sofrendo uma crise. Essas informações ampliam nossos meios de identificar os sintomas do paciente”, diz. 
 
Para o condutor de ambulância, Alberto da Silva Camargo, aprender a como agir nessas situações facilita o trabalho. “Atendemos um número alto de surtos e muito do que foi falado hoje faz parte do nosso cotidiano. Saber como agir nessas situações vai ajudar muito”, avalia.